Loja no Pará corta sapatos antes de descarte e web reage: “Por que não doar?”

image_pdfimage_print

(Foto: Reprodução: Redes Sociais) – Na noite desta terça-feira (15), uma cena registrada em Capanema, no nordeste do Pará, gerou indignação entre internautas e abriu espaço para um debate sobre desperdício e empatia.

Em um vídeo que circula nas redes sociais, uma moradora flagrou dezenas de pares de calçados jogados na calçada, aparentemente destinados à coleta de lixo.

O que mais chamou atenção foi o estado dos itens: todos os calçados foram cortados aparentemente de maneira proposital, tornando-os inutilizáveis. Sandálias, tênis e sapatos de diferentes modelos estavam espalhados, alguns ainda em condições que poderiam atender pessoas em situação de vulnerabilidade.

Curiosa com a cena, a autora do vídeo se aproximou e constatou que os produtos haviam sido danificados de forma intencional, provavelmente para impedir qualquer reaproveitamento. A atitude gerou revolta, já que, mesmo com possíveis defeitos, os calçados poderiam ter sido doados para instituições sociais ou para pessoas carentes da região.

Até o momento, não se sabe quem descartou os itens nem o motivo para a destruição dos calçados. Mas vale informar que algumas empresas exigem o corte de produtos considerados danificados para, assim, receber o reembolso.

A repercussão do caso nas redes sociais levantou uma discussão importante: por que não doar ao invés de descartar? Em tempos de crise econômica e aumento da vulnerabilidade social, a decisão de inutilizar bens que poderiam ser reaproveitados gerou críticas e pedidos para que iniciativas de solidariedade sejam priorizadas.

 

Fonte: O Liberal e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 16/07/2025/15:12:47

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: