No Pará, mercado gastronômico tem preparado pratos para pessoas com seletividade alimentar

image_pdfimage_print

A adaptação de receitas permite o conhecimento de saberes e sabores da região para todos os públicos

A alimentação inclusiva tem ganhado destaque no mercado gastronômico por meio da recriação de pratos tradicionais da Amazônia com opções para pessoas intolerantes, vegetarianas ou veganas. Essa adaptação de receitas permite o conhecimento de saberes e sabores da região para todos os públicos.

A culinária paraense faz parte da cultura tradicional da região Norte. Muitos preparos possuem temperos fortes, ervas, carnes e demais insumos que caracterizam os pratos típicos. No entanto, a seletividade alimentar e intolerância podem impedir a degustação. De acordo com Yamila Alves, coordenadora do curso de Gastronomia da UNAMA – Universidade da Amazônia, o mercado gastronômico precisa atender essas diferenças alimentares, adaptando ou criando receitas.

“Temos pratos tradicionais que se ajustam à necessidade de cada um. A maniçoba é um exemplo, possuindo versões veganas e vegetarianas. Há também o vatapá. Atualmente, ele possui opção sem glúten. Essas comidas entregam o pertencimento amazônico e possibilitam que todas as pessoas degustem. Quando olhamos pessoas com seletividade alimentar provando nossos pratos típicos, percebemos o quanto é necessário pensar no preparo inclusivo”, afirma.

Ainda segundo Yamila Alves, essa variedade de alimentação necessita de técnicas, criatividade e – muitas vezes – a reprodução dos pratos, exigindo conhecimentos de temperos, verduras e legumes semelhantes ao sabor original. “É preciso testar técnicas cuja preparação seja tão boa quanto o prato tradicional. Cabe aos chefes, cozinheiros e gastrólogos uma adaptação que agrade o paladar e proporcione uma experiência gastronômica com a cultura paraense”.

 

Fonte:  e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 12/02/2025/15:12:13

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: