OAB-PA debate lista do quinto constitucional em audiência pública

image_pdfimage_print

Foto: Reprodução | Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará (OAB-PA) realizou uma audiência pública para debater a formação da Lista Sêxtupla do Quinto Constitucional.

Na última sexta-feira (7), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará (OAB-PA) realizou uma audiência pública para debater a formação da Lista Sêxtupla do Quinto Constitucional. O evento ocorreu na sede da OAB-PA, em Belém, e marcou um momento histórico para a instituição, já que será o primeiro processo a garantir uma lista paritária, composta por três homens e três mulheres. A lista definirá o novo desembargador do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), na vaga destinada à OAB.

Desde a Constituição Federal de 1934, o Brasil assegura que um quinto das vagas em tribunais seja preenchido por advogados e membros do Ministério Público, mecanismo conhecido como Quinto Constitucional. De acordo com o presidente da OAB-PA, Sávio Barreto, o objetivo da audiência foi promover um debate amplo com a advocacia paraense sobre o futuro regulamento que definirá as regras da disputa.

No dia 12 de março, o Conselho Seccional da OAB-PA julgará as normas do processo. “Queremos incentivar a advocacia a participar deste certame. Essa construção será coletiva, descentralizada, envolvendo não apenas o Conselho Seccional, mas toda a classe”, explicou Barreto.

Algumas premissas já foram estabelecidas, como a realização de uma votação online e a garantia de uma lista paritária, com três homens e três mulheres. Para assegurar a segurança da votação online, a OAB-PA aguarda o fornecimento de um sistema por uma empresa especializada ou pelo próprio Tribunal Superior Eleitoral (TRE).

Sávio Barreto destacou a importância do Quinto Constitucional como uma oportunidade para a advocacia ter um representante no Poder Judiciário, capaz de lutar por mais respeito à categoria. “Temos magistrados sensíveis à advocacia, mas ainda existem muitos embates. Ao levar um advogado ou advogada para o topo do Judiciário, levamos alguém que conhece as dores da profissão e defende os interesses dos cidadãos”, afirmou.

Após a formação da lista, o TJPA reduzirá os indicados a três nomes, e o governador do Pará, Helder Barbalho, escolherá o próximo desembargador.

Fonte: Diário do Pará e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 10/03/2025/10:32:22

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: