Paraense viraliza ao ensinar plantar cheiro-verde na telha

Compartilhe nas suas redes

image_pdfimage_print

Influenciador Thiago Barros mostra o resultado do plantio de cheiro-verde em telhas. | Reprodução/Redes Sociais

Natural de Anajás, o influenciador Thiago Barros mostra técnica simples e sustentável que conquistou internautas pela criatividade.

Um vídeo publicado pelo influenciador paraense Thiago Barros, morador do município de Anajás, no arquipélago do Marajó, no Pará, vem chamando atenção nas redes sociais ao ensinar uma técnica inusitada de como plantar cheiro-verde em telhas. Com linguagem simples e bom humor, o criador de conteúdo compartilhou o passo a passo do cultivo, que mistura criatividade, sustentabilidade e saberes da Amazônia.

Logo no início da gravação, Thiago conta que a primeira tentativa não deu certo. “Nós perdemos a primeira remessa de plantação de cheiro-verde, mas depois que plantamos corretamente, olha só o resultado. Vem comigo aprender, saber onde foi que nós erramos”, explica.

Ele também narra que precisou refazer o plantio após um erro na execução. “Eu viajei para a cidade e a tia Maria plantou do jeito dela, então quando cheguei e vi que estava errado, tive que refazer tudo novamente. Perdemos muitas sementes, mas tinha que refazer”, disse.

O influenciador detalha a técnica que fez sucesso. “Para plantar o cheiro-verde na telha, temos que colocar uma camada de seixo para fazer a drenagem da água. Por cima desse seixo vem a terra, e a que eu uso é feita de caroço de açaí, é a melhor terra que temos aqui no Marajó. Depois é só cobrir com uma camada fina, espalhar as sementes e manter a irrigação”, explica.

Segundo Thiago, o resultado aparece em poucos dias. “Depois de uma semana, o nosso cheiro-verde tava desse jeitinho aqui, e ainda tinha muitas sementes nascendo. Após 20 dias, o cheiro-verde já tava no ponto de colheita”, afirma.

Na legenda do vídeo, o influenciador destacou o aspecto terapêutico da atividade para ele. “Pensa numa terapia que é pra mim quando estou plantando, pé no chão, mão suja de terra, e saber que logo logo vamos ter uma hortaliça fresquinha e pronta pra consumo”, escreveu.

O público aprovou a ideia e elogiou a criatividade do paraense. “Aqui no Acre chamamos de coentro, cheiro-verde é quando juntamos a cebola de palha e o coentro. Mas amei a técnica, vou aderir”, comentou uma internauta. Outro seguidor escreveu: “Rapaz, o Thiago é multifuncional, possui diversas habilidades!”. “Parabéns, gostei, já vou plantar também”, acrescentou outro.

Com o vídeo, Thiago Barros une criatividade, sustentabilidade e o orgulho amazônico, inspirando outras pessoas a também transformarem qualquer espaço, até mesmo o telhado, em uma pequena horta verde.

Veja o vídeo:

Fonte: DOL e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 04/11/2025/06:49:53

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com


Compartilhe nas suas redes