Polícia Federal cumpre mandado contra suspeito de ataque a indígenas Parakanã, no Pará

image_pdfimage_print

Um celular foi apreendido pela PF durante buscas contra suspeito de ataque a indígenas no Pará — Foto: Polícia Federal/Divulgação

Indígenas denunciaram sexto ataque por pistoleiros que seriam contratados por invasores da Terra Indígena (TI). Polícia Federal investiga.

A Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão nesta segunda-feira (26) contra um suspeito de ataques a indígenas Parakanã, no sudeste do Pará.

No fim de semana, os indígenas denunciaram um novo ataque a tiros de pistoleiros que seriam contratados por invasores da Terra Indígena (TI) Apyterewa em São Félix do Xingu, no sudeste do Pará. Este foi o sexto ataque em seis meses (veja no vídeo acima).

O mandado foi cumprido pela Polícia Federal no distrito de Taboca, município de São Félix do Xingu, e ninguém foi preso. Um aparelho celular foi apreendido e deve ser periciado.

“A suspeita é de que os ataques buscam intimidar a reocupação do território pelos Parakanãs. Desde o fim do ano passado tem ocorrido uma série de ataques contra o povo Parakanã, na porção sul da terra indígena”, informou a Polícia Federal.

As investigações seguem para identificar todos os envolvidos nos ataques, ainda segundo a PF.

Apoio da Força Nacional

De acordo com os moradores da área, no último ataque, no sábado (24), os pistoleiros usavam metralhadoras e outras armas pesadas.

Imagens feitas pelos indígenas mostram homens da Força Nacional de Segurança Pública e representantes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) no local, após o ocorrido.

Região em que ocorre a tensão na TI Apyterewa tem plantações de cacau. — Foto: Reprodução / Redes sociais
Região em que ocorre a tensão na TI Apyterewa tem plantações de cacau. — Foto: Reprodução / Redes sociais

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) reiterou que a Força Nacional de Segurança Pública está atuando na TI Apyterewa em apoio à Funai.

 

LEIA TAMBÉM:Indígenas Parakanã denunciam ataque a tiros de pistoleiros na TI Apyterewa, no Pará

 

Fonte:  g1 Pará  e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 26/05/2025/12:00:04

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: