Prefeitura de Santarém adota medidas de segurança após incêndio em lancha
Foto:Reprodução | A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Portos e Transportes Aquaviários (Sempta), informa que, após o sinistro ocorrido na última terça-feira (15), por volta das 11h30, envolvendo a embarcação Lancha Gold Star, atracada no Píer I e tomada pelo fogo, uma equipe de fiscalização portuária foi imediatamente encaminhada ao local para averiguar a situação.
Diante da gravidade do caso, os fiscais da Sempta, com apoio da Polícia Militar que já se encontrava no local, isolaram a área para preservar a cena e garantir segurança às equipes de emergência que atuaram no controle do incêndio. Em seguida, foi realizada a interdição temporária do Píer I, com suspensão das operações de embarque e desembarque.
Para garantir a segurança das demais embarcações, estas foram realocadas para o Píer II, conforme orientação da concessionária Rio Tapajós Operações Portuárias.
Segundo relatos colhidos por populares, próximos ao local no momento do incidente, o incêndio teria começado durante um serviço de manutenção na embarcação, envolvendo soldagem, que teria provocado ignição na área das poltronas, propagando-se rapidamente.
A pronta resposta do Corpo de Bombeiros e da Marinha do Brasil foi decisiva para conter as chamas, impedindo que o fogo atingisse o compartimento de combustível. Não houve registro de vítimas, apenas danos materiais.
O Píer I foi interditado imediatamente após o ocorrido, e, após a contenção total das chamas, a balsa de apoio da empresa responsável pela manutenção foi removida do local. A área foi liberada para uso às 11h desta quarta-feira, 16.
Ainda no dia 15 de julho, a Sempta, por meio do Ofício nº 95/2025-SEMPTA, emitiu à empresa Pontão das Lanchas um documento proibindo a realização de serviços de manutenção em embarcações nos píeres do município.
A Prefeitura reforça seu compromisso com o ordenamento portuário, conforme o Plano Diretor Municipal e a legislação vigente, visando resguardar a vida e o patrimônio dos usuários dos portos municipais.
LEIA TAMBÉM:VÍDEO: Lancha pega fogo e é consumida pelas chamas no Rio Tapajós em Santarém
Fonte: Sempta Jornal Folha do Progresso e e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 17/07/2025/06:47:08
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com