Quase 10 toneladas de drogas foram apreendidas em ações no Pará no primeiro semestre de 2025

image_pdfimage_print

Quase 10 toneladas de drogas foram apreendidas em ações no Pará no primeiro semestre de 2025 (Foto: Segup).

As apreensões resultaram de investimentos em tecnologia e equipamentos, além do trabalho das agências de inteligência, investigações e ações integradas pelas forças de segurança

Cerca de 9.893,705 quilos de maconha e cocaína foram apreendidos no Pará, no período de janeiro a junho de 2025.

A interceptação dos entorpecentes representa um aumento de 37,68% no quantitativo, se comparado ao primeiro semestre de 2024, quando 7.185,144 kg de drogas foram apreendidas. Os números resultam de investimentos em tecnologia e equipamentos, além do trabalho das agências de inteligência, investigações e ações integradas pelas forças de segurança do estado.

A quantidade de droga apreendida no primeiro semestre representa 5.092,246 kg de cocaína e 4.801,459 kg de maconha. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (15) pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Secretaria-Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac). Segundo Ualame Machado, secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, as estratégias assertivas têm mostrado resultado na desarticulação de grupos criminosos.

“Nós seguimos avançando na desarticulação do tráfico de drogas no Pará, a partir de um trabalho estratégico.

Somente no primeiro semestre de 2025 já apreendemos quase 10 toneladas de drogas, um aumento considerável em relação ao primeiro semestre de 2024, o que demonstra que estamos caminhando para fechar mais um ano com uma apreensão histórica.

Por exemplo, 2024 foi o ano em que tivemos o maior número de apreensões de drogas na história do Pará, com mais de 13 toneladas. Em seis anos e meio de novas estratégias e um trabalho contínuo, conseguimos realizar a apreensão de mais de 50 toneladas de drogas, demonstrando a eficiência que as estratégias de segurança adotadas, desde o início da gestão, estão no caminho certo”, ressaltou.
Resultados históricos

O trabalho investigativo, investimentos em equipamentos, estruturas, qualificação de agentes e ações estratégicas para o enfrentamento ao tráfico de drogas resultaram na maior apreensão de entorpecentes da história do Pará em 2024. No total, foram interceptados 13.239,967 kg de drogas, sendo 10.356,607 kg de maconha e 2.883,360 kg de cocaína. O que demonstra um aumento de 44,53% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram apreendidos 9.156,584 kg de drogas – 5.895,234 kg de maconha e 3.261,350 kg de cocaína.
Monitoramento

Segundo o titular da Segup, o Pará tem uma vasta malha fluvial, assim como diversas rotas terrestres, que são pontos utilizados para o escoamento de entorpecentes. Os principais pontos de passagem de drogas são mapeados e analisados diariamente pela Segup, por meio da Siac, em conjunto com as polícias Civil e Militar, que atuam em ações resultantes em grandes apreensões e desarticulação de grupos criminosos.

“Nós mapeamos e monitoramos, por meio das agências de inteligência, pontos estratégicos, o que tem feito toda a diferença nos últimos anos, resultando em grandes apreensões. Quando a droga consegue passar sem ser percebida, monitoramos durante seu trajeto e, posteriormente, conseguimos fazer o flagrante. Um investimento que tem nos auxiliado significativamente nisso são as bases fluviais, que atuam diariamente em rotas específicas, para quem vem de estados como Amapá e Amazonas. Desta forma, estamos sempre bem posicionados e trabalhando em estratégias constantes para coibir e inibir o tráfico no Pará”, enfatizou Ualame Machado.

 

Fonte: O Liberal e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 16/07/2025/07:00:01

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

%d blogueiros gostam disto: