Rumo à Cop 30, Helder Barbalho fala sobre desafios na Amazônia: ‘Floresta viva precisa valer mais do que a floresta morta’
Helder Barbalho, governador do Pará. — Foto: Reprodução / Agência Pará
Governador do Pará foi entrevistado por Roberto D’Avila; programa vai ao ar na GloboNews às 23h30.
O governador do Pará, Helder Barbalho, disse em entrevista a Roberto D’Avila que a Amazônia tem como desafio equalizar a questão social com a ambiental. Para o governador, é preciso fazer uma transição do uso do solo na Amazônia.
“O fundamental não é apenas controle, fiscalização. Se você não der uma alternativa para fazer uma transição do uso do solo, nós sempre estaremos apenas agindo como um estado policial fiscalizatório. Precisamos criar um ambiente porque tem gente que mora ali. A floresta viva precisa valer mais do que a floresta morta”, diz.
Segundo o governador, o grande dilema do estado, que irá receber a Conferência do Clima da ONU, é atender as demandas sociais e preservar a floresta.
“Temos desafios de equalizar o desafio social com o desafio ambiental. Nós temos 29 milhões de brasileiros que vivem na Amazônia, 9 destes estão no Pará. Eu preciso fazer com que essas pessoas possam ter qualidade de vida, ter emprego, uma oportunidade”.
A capital do Pará, Belém, deve receber 70 mil pessoas e mais de 180 chefes de Estado, de acordo com o governador. A COP30 está prevista para ocorrer em novembro de 2025.
Na entrevista, Helder Barbalho também falou sobre o que está fazendo para combater o desmatamento no estado.
“Pegamos um estado que sempre se colocou como o maior vilão dos problemas ambientais do Brasil. […] Combatendo a ilegalidade ambiental e equipando e estruturando a área de monitoramento e controle”, afirma.
Narcogarimpo
Helder comentou sobre os desafios relacionados à segurança pública em um território que é composto por rios, floresta e cidades.
“Se faz necessário uma estratégia de segurança pública que é diferente da estratégia da área urbana. A força nacional é importante, o Exército, a Marinha. Todos mobilizados para junto com as instâncias de segurança pública subnacionais, possamos fazer a repressão principalmente ao narcogarimpo, que tem atuado na nossa região”, defende.
A entrevista completa com Helder Barbalho vai ao ar às 23h30, no Programa de Roberto D’Avila, na GloboNews.
Fonte: g1 Pará — Belém e Publicado e Jornal Folha do Progresso em 08/11/2023/16:30:27
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:
* Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com