Trabalhadores comerciários terão feriado nos dias 3 e 4 de março em Marabá

image_pdfimage_print

(Foto: Reprodução) – De acordo com a entidade, o benefício se aplica ao comércio varejista e atacadista da cidade. Já para as empresas do ramo de gêneros alimentícios, o feriado será apenas no dia 3 de março

Os trabalhadores do comércio de Marabá, no sudeste do Pará, terão direito ao feriado do Dia do Comerciário nos dias 3 e 4 de março de 2025, coincidindo com o feriado de Carnaval. A determinação segue as regras das Convenções Coletivas de Trabalho, conforme comunicado divulgado pelo Sindicato dos Empregados no Comércio de Marabá e Sul do Pará (SINDECOMAR).

De acordo com a entidade, o benefício se aplica ao comércio varejista e atacadista da cidade. Já para as empresas do ramo de gêneros alimentícios, o feriado será apenas no dia 3 de março. Os empregadores devem liberar os funcionários nessas datas, sob pena de multa, cujo valor é estabelecido nas convenções coletivas vigentes.

Direito garantido em outras cidades

O feriado do Dia do Comerciário é uma conquista trabalhista e ocorre em diversas cidades do país, embora a data possa variar de acordo com cada município e convenção coletiva. Em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, o descanso ocorre tradicionalmente em outubro, enquanto em outras localidades, como Marabá, ele é ajustado para coincidir com o Carnaval.

A concessão do feriado tem como objetivo garantir descanso e valorização dos trabalhadores do comércio, um setor que opera em horários extensos e muitas vezes inclui trabalho aos finais de semana e feriados nacionais. Além disso, o período sem expediente pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida e da produtividade dos funcionários.

Penalidades para descumprimento

O não cumprimento da determinação pode acarretar sanções para os empregadores. O SINDECOMAR alerta que as empresas que não respeitarem a folga poderão ser penalizadas conforme a Cláusula Quadragésima Primeira e a Cláusula Quadragésima Segunda da Convenção Coletiva de Trabalho, que estabelecem multa para os infratores.

 

Fonte: Portal Debate e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 20/02/2025/15:30:11

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: