Uma semana antes de megaoperação no Rio, Polícia Civil havia localizado cemitério clandestino do Comando Vermelho

image_pdfimage_print

Foto: Reprodução | No local, uma área de mata fechada, os agentes encontraram um poço com cerca de 30 metros de profundidade, supostamente usado para o descarte de corpos de rivais do tráfico.

A Polícia Civil do Rio de Janeiro localizou um cemitério clandestino utilizado pelo Comando Vermelho (CV) no Morro do Jordão, no bairro Tanque, Zona Sudoeste da capital fluminense. No local, uma área de mata fechada, os agentes encontraram um poço com cerca de 30 metros de profundidade, supostamente usado para o descarte de corpos de rivais do tráfico. Segundo as investigações, ao menos cinco pessoas foram mortas e jogadas dentro do buraco.

A descoberta foi feita por equipes da Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA), que receberam denúncias sobre um ponto de abandono de corpos na parte alta da comunidade. Com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), os policiais chegaram ao local na terça-feira (21) e se depararam com o poço escavado e ossadas espalhadas pelo terreno.

De acordo com a polícia, o Comando Vermelho vinha travando disputas com milicianos pela região e, nos últimos meses, tomou o controle de diversas áreas da Zona Sudoeste – inclusive o Morro do Jordão, antes dominado por grupos paramilitares.

Uma semana após a descoberta do cemitério, a polícia do Rio deflagrou a Operação Contenção, uma das maiores já realizadas no estado. A ação conjunta das polícias Civil e Militar ocorreu na terça-feira (28) nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte, com o objetivo de combater a expansão territorial do Comando Vermelho e cumprir mais de 100 mandados de prisão contra integrantes e lideranças da facção, incluindo criminosos oriundos de outros estados, como o Pará.

A megaoperação mobilizou cerca de 2.500 agentes e resultou na apreensão de 93 fuzis, além da morte de 130 pessoas – entre elas, quatro policiais. Outras 81 foram presas, incluindo Thiago do Nascimento Mendes, o Belão, apontado como operador financeiro do CV no Complexo da Penha e braço direito do chefe da facção, Edgar Alves de Andrade, o Doca ou Urso.

Com o maior número de mortes já registradas em uma ação policial no estado, a Operação Contenção se tornou a mais letal da história do Rio de Janeiro. O confronto provocou intensos tiroteios, paralisação de escolas, unidades de saúde e alterações em linhas de ônibus.

Durante os confrontos, drones da polícia flagraram criminosos fortemente armados fugindo pela mata da Vila Cruzeiro, enquanto traficantes também utilizaram drones para lançar explosivos contra as forças de segurança. A operação contou com o apoio de helicópteros, blindados e veículos de demolição, em um cenário de guerra urbana que expôs, mais uma vez, a complexa realidade da violência no Rio de Janeiro.

Novo Projeto - 2025-10-29T141924.846

Fonte: CNN e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 29/10/2025/14:20:16

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com