WhatsApp lança ferramenta para resumir mensagens com IA primeiro no Brasil
Foto:Reprodução | A ferramenta de resumo de mensagens utiliza uma técnica de processamento privado, que permite à Meta AI (inteligência artificial da empresa) gerar uma resposta sem que a Meta ou o WhatsApp vejam as mensagens dos usuários
O WhatsApp anunciou o lançamento de uma IA que resume conversas automaticamente no app. A tecnologia chega primeiro ao Brasil, em português, antes de ser implementada em outros países e idiomas “em breve”. A disponibilidade do recurso para os usuários brasileiros será gradual.
De acordo com a Meta, conglomerado proprietário do WhatsApp, a ferramenta de resumo de mensagens utiliza uma técnica de processamento privado, que permite à Meta AI (inteligência artificial da empresa) gerar uma resposta sem que a Meta ou o WhatsApp vejam as mensagens dos usuários -os resumos também continuam criptografados.
“Ninguém mais no chat pode ver que você resumiu as mensagens não lidas –isso significa que sua privacidade está protegida o tempo todo”, diz a big tech em comunicado.
Ainda segundo a Meta, nenhuma mensagem é armazenada. “A tecnologia foi construída de maneira aberta e verificada por especialistas.”
O objetivo da ferramenta é para destacar apenas os trechos mais relevantes em uma conversa. “Imagine ser capaz de se atualizar rapidamente sobre uma conversa longa sem ter que ler cada mensagem individualmente”, afirma a peça de divulgação.
COMO ATIVAR RECURSO
Por questões de privacidade, o uso dos recursos de IA que passam pelo processamento privado oferecido pela empresa estão desativados por padrão.
O usuário que quiser ativar o recurso, precisa acessar as configurações de bate-papo.
Também é possível impedir que outros usuários usem inteligência artificial em suas mensagens habilitando a opção “privacidade avançada de conversas”, disponível na configuração de cada conversa.
De acordo com a Meta, todos os recursos de IA no aplicativo de mensagens serão oferecidos de acordo com três pilares:
– Livre escolha: usar o Meta AI no WhatsApp deverá ser sempre opcional
– Transparência: deve-se informar de forma transparência quando os recursos de IA forem utilizados
– Controle do usuário: para a maioria das pessoas, conversas sensíveis requerem segurança adicional, que pode ser acionada com o modo “privacidade avançada de conversas”
Fonte: Folhapress e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 15/10/2025/07:00:00
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com