Associações do audiovisual pedem regulação do streaming no Brasil

image_pdfimage_print

(Foto: Reprodução) – Cibele Amaral, da Conne, afirmou que a mobilização visa garantir a regulamentação favorável à cultura brasileira e manter os relatores do projeto.

Seis associações do setor audiovisual brasileiro enviaram um documento ao presidente Lula e a ministros defendendo a taxação de 6% sobre canais de streaming, como Netflix, Disney e Amazon. A medida, em debate no Congresso através do PL 2.331/22, aumentaria a alíquota da Condecine de 3% para 6%.

As entidades demonstram preocupação com uma reunião informal entre o Ministério da Cultura (Minc) e a Strima (representante das plataformas), temendo que isso enfraqueça o financiamento à produção nacional.

Cibele Amaral, da Conne, afirmou que a mobilização visa garantir a regulamentação favorável à cultura brasileira e manter os relatores do projeto. O texto defendido pelas associações, relatado por Jandira Feghali (PCdoB-RJ), propõe o cálculo da Condecine sobre a receita bruta das plataformas.

A carta ressalta a projeção internacional recente das produções brasileiras e critica uma possível regulação “tardia e submissa” às big techs. Já Tiago de Aragão, da API, destaca que os recursos devem ser direcionados ao Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), reforçando a importância da taxação para o fortalecimento da indústria nacional.

 

Fonte: Agência Brasil e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 29/07/2025/14:51:22

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: