Do Rio à COP30: ativista pedala 3.500 km por educação climática

image_pdfimage_print

Foto: Reprodução | Leandro Costa vai percorrer 3.500 km em 50 dias, passando por 45 municípios e promovendo palestras em escolas sobre clima e sustentabilidade.

O geógrafo e ativista ambiental Leandro Costa deu início neste domingo (21) a uma jornada de bicicleta que vai do Rio de Janeiro até Belém, no Pará, com o objetivo de promover a educação ambiental nas cidades por onde passar, em preparação para a COP30.

Com o projeto batizado de “Eco92 à COP30”, a pedalada terá cerca de 3.500 quilômetros, passando por 45 municípios em um trajeto que deve durar 50 dias. Em cada cidade, o geógrafo pretende realizar palestras em escolas para conscientizar estudantes sobre as mudanças climáticas, desastres ambientais e a importância da COP30, que será realizada em 2025, em Belém.

A largada foi marcada para as 14h deste domingo, no bairro do Leblon, no Rio, com destino inicial a Magé e depois a Petrópolis, cidade marcada por fortes tragédias climáticas nos últimos anos.

“Quando soube que a COP30 seria no Brasil, pensei em algo que realmente causasse impacto nas pessoas. Como educador ambiental, quis unir a mobilização climática à educação de base”, afirma Leandro, que é natural de Três Rios (RJ).

O trajeto escolhido inclui municípios como Brumadinho e Petrópolis, que enfrentaram desastres ambientais de grande repercussão. “O impacto que eu vejo ao contar que fui de bike de uma cidade à outra é sempre enorme. Imagina chegar em uma escola e dizer que vim pedalando do Rio até ali, falando de meio ambiente?”, explica o ativista.

Ciclo da educação ambiental

Leandro afirma que costumava pedalar cerca de 600 km por mês, mas, para o projeto, intensificou o ritmo e passou a pedalar 1.500 km mensais como preparação física.

A proposta central é “trazer a COP para os territórios”, ou seja, estimular o debate climático em escolas e comunidades que não terão acesso direto ao evento internacional em Belém. Ele pretende documentar toda a jornada com fotos e vídeos e apresentar um painel sobre a realidade ambiental brasileira durante a COP30.

“Quem não pode ir para Belém pode trazer a COP para seu local, seu território. Essa é a principal mensagem”, resume.

 

Fonte: G1 Rio de Janeiro e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 22/09/2025/15:19:35

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: