Especialista alerta para riscos mentais graves do uso da IA para terapia

image_pdfimage_print

Foto: Reprodução | O psicólogo Filipe Colombini lembra que não existem evidências científicas de que a IA consiga substituir a psicoterapia.

A onda da inteligência artificial chegou também à saúde mental — e nem sempre de forma positiva. Cada vez mais pessoas recorrem a aplicativos e chatbots para buscar apoio emocional, mas especialistas alertam: essa prática pode ser perigosa.

O psicólogo Filipe Colombini lembra que não existem evidências científicas de que a IA consiga substituir a psicoterapia. “A preocupação é que usuários confundam respostas automáticas com atendimento clínico. Isso pode gerar diagnósticos equivocados, atrasar o início de um tratamento adequado ou até agravar um quadro já existente”, adverte.

Ele explica que, embora alguns relatos indiquem alívio momentâneo, a tecnologia não oferece o que é essencial no processo terapêutico: vínculo humano, escuta qualificada e acompanhamento contínuo. “No máximo, a IA consegue sugerir um aconselhamento genérico. Psicoterapia envolve um plano estruturado, revisita de temas sensíveis e construção de confiança — e isso uma máquina não entrega”, reforça.

Riscos e Limitações da IA na Saúde Mental

O risco não é apenas emocional. Compartilhar informações pessoais em plataformas de inteligência artificial pode abrir brechas de segurança. “Ainda que as empresas prometam anonimato, há chances de que dados fiquem armazenados temporariamente e sejam acessados por terceiros. Isso expõe pacientes em momentos de maior fragilidade”, alerta Colombini.

O Conselho Federal de Psicologia também já se manifestou, destacando que o uso da IA precisa respeitar princípios éticos e nunca substituir profissionais. Intervenções mais complexas, como diagnósticos ou tratamento de transtornos, devem obrigatoriamente contar com psicólogos.
A Importância do Cuidado Humano e Ético

Para Colombini, o caminho é a prudência. “A IA pode ser usada como ferramenta complementar, em processos avaliativos ou de organização de dados. Mas substituir a relação terapêutica é um erro que pode custar caro. A saúde mental exige cuidado humano, sensibilidade e ética, nada disso pode ser delegado a um algoritmo”, conclui.

 

Fonte: Debate Carajas e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 23/09/2025/16:40:43

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: