Operação do Ibama no Chapadão embarga 850 ha de terras e aplica mais de R$ 5 milhões em multas

image_pdfimage_print

Agentes do Ibama flagraram desmatamento ilegal em áreas do Projeto de Assentamento Chapadão — Foto: Ibama / Divulgação

 A operação foi conduzida com base em análise de imagens de satélite e vistorias de campo.

De acordo com o Ibama, a região do Projeto de Assentamento Chapadão, situada em gleba federal destinada à reforma agrária, tem sido sistematicamente invadida por grileiros e exploradores ilegais de recursos florestais.

A ação teve como foco interromper a extração clandestina de madeira nativa, impedir o avanço do desmatamento por corte raso e coibir a ocupação irregular de áreas pertencentes à União, assim como cessar os danos ambientais provocados pela exploração madeireira ilegal, interromper a continuidade da degradação ambiental e da grilagem de terras públicas; desarticular e descapitalizar os infratores ambientais, com apreensões, embargos e sanções administrativas.

Resultados da operação:

  • 850 hectares de áreas embargadas por desmatamento ilegal;
  • 26 cabeças de gado apreendidas, mantidas ilegalmente em área pública desmatada;
  • 1 trator, 1 caminhonete, 1 motocicleta e 1 motosserra apreendidos, além de equipamentos utilizados na construção de currais;
  • Mais de R$ 5 milhões em multas aplicadas, por infrações como desmatamento sem autorização, dano à vegetação nativa e ocupação irregular de gleba federal.

As ações, segundo o Ibama, reforçam a atuação do Estado no enfrentamento aos crimes ambientais e fundiários que alimentam o desmatamento na Amazônia, promovendo a preservação dos recursos naturais e a proteção dos territórios legalmente destinados à reforma agrária.

A operação foi conduzida com base em análise de imagens de satélite e vistorias de campo.

Fonte: g1 Santarém e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 31/07/2025/13:19:31

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: