Operação “Eletro Alvo” apreende mais de seis toneladas de cabos furtados em Santarém

image_pdfimage_print

Foto: Reprodução | Ação conjunta da Equatorial Pará e Polícia Civil mira o combate ao furto de fios e componentes da rede elétrica; oito sucatarias foram fiscalizadas.

A manhã desta quarta-feira (29) foi marcada por uma grande operação em Santarém. Batizada de “Eletro Alvo”, a ação teve como foco o combate ao furto de cabos e componentes da rede elétrica. A iniciativa foi realizada pela Equatorial Pará, em parceria com a Polícia Civil, e resultou na apreensão de mais de seis toneladas de cabos de cobre e alumínio em oito sucatarias do município.

Os materiais apreendidos — cabos multiplexados utilizados na distribuição de energia de baixa e média tensão — são essenciais para o funcionamento da rede elétrica. De acordo com a Equatorial, o furto desses equipamentos causa interrupções no fornecimento de energia, atrasos em obras e prejuízos significativos ao setor elétrico.

O delegado Jardel Vasconcelos, responsável pela operação, destacou a importância do trabalho conjunto entre as instituições para combater esse tipo de crime.

“Nosso objetivo é enfraquecer toda a cadeia envolvida no furto e na receptação de cabos elétricos. Esse tipo de crime causa danos não apenas às empresas, mas principalmente à população, que sofre com a falta de energia e os riscos associados ao manuseio irregular desses materiais”, afirmou o delegado.

Por parte da Equatorial, a ação contou com o apoio da área de Segurança Empresarial e de uma equipe técnica especializada, que acompanhou as vistorias e reforçou a importância de práticas seguras e legais na comercialização de sucatas.

A empresa informou que a operação faz parte de uma estratégia estadual de combate a furtos de materiais elétricos, com o objetivo de proteger a infraestrutura e garantir a continuidade do fornecimento de energia com segurança.

A Equatorial Pará reforça que denúncias sobre furto de cabos ou ligações clandestinas podem ser feitas de forma anônima, pelo número 0800 091 0196, pelo site www.equatorialenergia.com.br, ou ainda pelo 190 da Polícia Civil.

Novo Projeto - 2025-10-29T170319.423 Novo Projeto - 2025-10-29T170232.231

Fonte : Equatorial Pará e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 29/10/2025/17:00:25

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com