Operação Perfuga- Justiça determina afastamento de vereador em Santarém
Vereador Mano Dadai — Foto: Adonias Silva/Arquivo/G1
Em sentença da Perfuga, justiça determina afastamento de Mano Dadai do cargo de vereador
Após trânsito em julgado da sentença, Mano Dadai pode perder o mandato.
TB, a pena de 8 anos e 6 meses de reclusão em regime semiaberto, e Patrícia Pereira Gonçalves (ex-esposa do vereador) a 6 anos e 10 meses. Dadai também foi condenado a perda de mandato, com imediato afastamento do cargo.
“(…) a perda do mandato eletivo é consequência indissociável à condenação que ora se proclama, motivo pelo qual declaro a perda do cargo de vereador de Yanglyer Glay Santos Mattos, que será efetivada com o trânsito em julgado desta sentença”, decidiu o juiz.
Caso Mano Dadai perca o mandato, quem assume a vaga é o presidente da Associação de Moradores do Aeroporto Velho, Francisco Barbosa.
Considerando que Mano Dadai e Patrícia respondem ao processo em liberdade, Alexandre Rizzi autorizou os réus a recorrerem também em liberdade.
Mano Dadai e sua ex-esposa Patrícia Pereira Gonçalves, foram presos no dia 18 de abril de 2018, em ação conjunta do Ministério Público de Santarém com a Polícia Civil. A denúncia que requisitou a decretação de prisão preventiva e busca e apreensão nos endereços dos dois foi assinada pelos promotores de justiça Rodrigo Aquino, Ramon Furtado Santos, Maria Raimunda Tavares e Bruno Fernandes Silva Freitas.
A operação que resultou na prisão de Mano Dadai e Patrícia ganhou o nome de “Placitum”, que significa acordo ou convenção em latim, porque a contratação do servidor público supostamente fantasma teria nascido em um acordo político. Os dois foram denunciados à Justiça por crimes de peculato, associação criminosa e inserção de dados falsos em documentos do legislativo.
O vereador Mano Dadai informou que tomou conhecimento da notícia da sentença da 1ª Vara Criminal do Fórum de Santarém pelas redes sociais. O parlamentar ressaltou que a sua defesa técnica deverá impetrar os recursos cabíveis. Por fim, o vereador enfatizou que recebeu a notícia com serenidade e confiante na Justiça.
Nota
Em nota, a Câmara Municipal de Vereadores esclareceu que não foi notificada sobre a decisão da Justiça, por meio da 1ª Vara Criminal do Fórum de Santarém, em condenar o vereador Mano Dadai (PRTB), incluindo a perda do mandato parlamentar, sob ressalva do juiz de sentença Alexandre Rizzi, de que isso somente deve ocorrer após o trânsito em julgado. Desta forma, assim que for, dará encaminhamento a demanda.
Por Sílvia Vieira, G1 Santarém — PA
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: WWW.folhadoprogresso.com.br E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br e/ou e-mail: adeciopiran_12345@hotmail.com