Polícia Civil destaca redução no número de homicídios em Marabá
(Foto: Reprodução) – A redução é atribuída a estratégias de segurança pública voltadas à intensificação de investigações e ações preventivas.
Marabá, município localizado no sudeste do Pará, apresentou períodos de redução nos índices de homicídios nos primeiros meses de 2025. Segundo dados da Polícia Civil, a zona urbana da cidade ficou 50 dias sem registros de homicídios, entre 14 de janeiro e 5 de março, enquanto todo o município, incluindo áreas urbana e rural, permaneceu sem ocorrências por 30 dias, entre 3 de fevereiro e 5 de março. A redução é atribuída a estratégias de segurança pública voltadas à intensificação de investigações e ações preventivas.
O delegado Vinícius Cardoso, superintendente regional da Polícia Civil do Sudeste do Pará, destacou que essa redução foi resultado de ações integradas entre diferentes forças de segurança. Segundo ele, a atuação da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Federal (PF) e da Guarda Municipal contribuiu para o fortalecimento da segurança na cidade. Entre as medidas adotadas, estiveram o aumento de rondas ostensivas, operações de combate ao tráfico de drogas, cumprimento de mandados de prisão e intensificação das investigações criminais.
Homicídio interrompe período de estabilidade
No entanto, esse período de calmaria foi interrompido na madrugada de quarta-feira (5/3), com a execução de Matheus Almeida de Souza, de 25 anos, no bairro Liberdade. O crime ocorreu por volta das 5h20, na Rua A, quadra 2, enquanto a vítima pilotava uma Honda Biz branca. Dois homens em uma motocicleta se aproximaram e dispararam contra Matheus, que foi atingido no tórax. Ele tentou fugir, mas caiu alguns metros adiante, em frente a uma residência na Rua Coronel Manuel Bandeira, nº 1697.
Populares acionaram a Polícia Militar ao ouvirem os disparos. No local, os agentes do 34º Batalhão da PM encontraram a motocicleta caída e a vítima ferida. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi chamado, mas a primeira ambulância enfrentou problemas mecânicos, o que atrasou o socorro. Uma segunda equipe chegou minutos depois, e o médico Betinole Brito constatou o óbito. O corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML) para exames.
Antes desse caso, o último homicídio na cidade havia ocorrido em 14 de janeiro, quando Hugo Rodrigues Alves foi assassinado na zona urbana. Já o último crime registrado em todo o município aconteceu no dia 3 de fevereiro, na Vila Itainópolis, onde Edmilson Cardoso Oliveira foi morto.
Investigação
A Polícia Civil investiga o caso e não descarta nenhuma hipótese, incluindo possível envolvimento da vítima em disputas locais. Até o momento, os suspeitos não foram identificados. Testemunhas não souberam fornecer características dos atiradores ou da motocicleta utilizada no crime.
Apesar da sequência de dias sem homicídios, a execução de Matheus Almeida de Souza interrompeu o período de estabilidade no município. O delegado Vinícius Cardoso reforçou que as forças de segurança seguem atuando para garantir a tranquilidade da população e ressaltou a importância de denúncias anônimas para auxiliar as investigações.
Marabá, considerada um polo econômico do sudeste do Pará, enfrenta desafios relacionados à segurança pública, incluindo crimes passionais e disputas territoriais. A Polícia Civil, em conjunto com a Polícia Militar, a PRF, a PF e a Guarda Municipal, segue reforçando ações estratégicas para combater a criminalidade e consolidar uma tendência de redução da violência na cidade.
Fonte: Mateus Souza – Portal Debate e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 06/03/2025/14:36:27
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com