Presidente eleito em 2026 terá pelo menos três indicações ao STF
Três ministros irão se aposentar até 2030 – Crédito: Gustavo Moreno/STF
O presidente eleito em 2026 terá um papel decisivo na composição do Supremo Tribunal Federal (STF). Aprovada em 2015, a chamada PEC da Bengala (PEC 42/2003) elevou para 75 anos a idade de aposentadoria compulsória dos ministros da Corte. Com isso, ao menos três cadeiras estarão vagas entre 2027 e 2030, período correspondente ao próximo mandato presidencial.
Os ministros que deixarão o cargo são:
- Luiz Fux – completará 75 anos em abril de 2028. Atualmente com 72 anos, foi indicado por Dilma Rousseff (PT) em 2011.
- Cármen Lúcia – atingirá a idade-limite em abril de 2029. Aos 71 anos, é a única mulher no Tribunal, nomeada por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2006.
- Gilmar Mendes – decano do STF, se aposentará em dezembro de 2030, aos 75 anos. Foi escolhido por Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em 2002.
A Constituição prevê que a indicação dos ministros do STF cabe ao presidente da República, com aprovação do Senado. Além da aposentadoria compulsória, um ministro só deixa o cargo por renúncia ou por impeachment — hipótese que nunca se concretizou na história da Corte.
A possibilidade de o próximo chefe do Executivo indicar pelo menos três nomes reforça a relevância política das eleições de 2026, já que as escolhas podem influenciar decisões cruciais do Supremo nas próximas décadas.
Fonte: Com Roma News/Jornal Folha do Progresso e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 22/09/2025/05:15:21
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com