Secretaria de Saúde identifica 10 casos de doença de chagas por consumo de açaí contaminado em Cametá

image_pdfimage_print

Tratamento térmico é uma das formas de combate doença de chagas no açaí. — Foto: Divulgação/Embrapa

Segundo a prefeitura, a identificação dos casos aconteceu no último final de semana. Os pacientes contaminados estão sendo acompanhados e medicados.

O Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Cametá, nordeste do Pará, identificou 10 casos confirmados da doença de chagas, causados por ingestão de açaí contaminado. Segundo a prefeitura, a identificação dos casos aconteceu no último final de semana. Os pacientes contaminados estão sendo acompanhados e medicados.

A Divisão de Vigilância Sanitária interditou pontos de açaí impedindo que eventuais novas contaminações venham a ocorrer. Também foram coletadas pelas Divisão de Vigilância amostras dos locais para investigação. A prefeitura orienta que a população só consuma açaí de batedeiras que sejam habilitadas no processo de branqueamento, apresentando certificado, e que tenham a licença sanitária para seu funcionamento.

Fique atento para os sintomas da doença:

-Dor de cabeça;
-Febre prolongada por mais de sete dias
-Mal-estar;
– Náuseas;
-Que tenham suspeita da doença por consumo de açaí de procedência duvidosa.

Por:Por G1 PA — Belém

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: WWW.folhadoprogresso.com.br   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br e/ou e-mail: adeciopiran_12345@hotmail.com

%d blogueiros gostam disto: