Suspeito viaja de Goiás a Santarém para tentar furtar loja de grife em shopping e é liberado após pagar fiança
Clayton Pinheiro Costiti, preso dentro da viatura após ser flagrado tentando invadir loja de joias em shopping de Santarém — Foto: Blog do Pião
Suspeito afirmou à polícia que invadiu o shopping para quitar uma dívida com o crime e teve o celular apreendido para investigação.
Clayton Pinheiro Costiti, preso na manhã desta terça-feira (22) suspeito de tentar furtar uma loja de grife dentro de um shopping localizado na avenida Fernando Guilhon, em Santarém, oeste do Pará, foi liberado após pagamento de fiança. A prisão aconteceu após o sistema de segurança do estabelecimento detectar a movimentação do suspeito no forro de uma das lojas. Ele foi localizado e contido pela equipe de vigilância até a chegada da Polícia Militar.
Apresentado na Unidade Integrada de Polícia (UIP) do bairro Santarenzinho, Clayton foi autuado por tentativa de furto qualificado, já que, segundo o delegado Gustavo Ceccgnio, ele teria rompido obstáculos para acessar o interior de lojas do shopping, disparando os alarmes de segurança.
Apesar da tentativa de furto, nenhum item foi efetivamente furtado. O suspeito foi encontrado com ferramentas possivelmente usadas na tentativa de arrombamento, uma mochila e um par de roupas, que podem ter sido utilizadas para pernoitar no local. As investigações agora buscam esclarecer o passo a passo da ação criminosa e identificar se Clayton contou com a ajuda de comparsas.
“Através das imagens, vamos buscar identificar se havia alguém dando apoio a ele. O suspeito se mostrou colaborativo, assinou autorização para acesso ao seu celular, e forneceu contatos para efetuar o pagamento da fiança”, informou o delegado Ceccgnio.
O valor estipulado foi de um salário mínimo, considerado o mínimo legal diante da ausência de violência ou grave ameaça, e pelo fato de não haver antecedentes registrados no nome do suspeito.
O caso surpreendeu a polícia com a quantidade de imagens de armas encontradas no celular de Clayton. Ele afirmou ser “arameiro”, mas essa informação ainda será apurada. A Polícia Civil já solicitou autorização judicial para a extração de dados e possível quebra de sigilo do telefone, o que pode mostrar novas conexões ou intenções criminosas.
Clayton, que teria vindo do estado de Goiás, justificou a ação dizendo que precisava “cumprir uma missão” para quitar uma dívida com o crime. Segundo a Polícia, ele passou a noite escondido no shopping e tentou acessar uma loja de joias e artigos de luxo durante a madrugada.
Agora, a Polícia Civil tem um prazo de até 30 dias para concluir as diligências do inquérito. O caso segue em investigação para esclarecer se há envolvimento de outras pessoas, a origem da dívida mencionada pelo suspeito e os motivos que o trouxeram a Santarém.
Fonte: Gleilson Nascimento, g1 Santarém e Região — PA e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 23/04/2025/16:59:57
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com