Aranhas, sapos e cobras: Ibama apreende animais em show infantil e multa biólogo em shopping de SC

image_pdfimage_print

Durante a fiscalização, os agentes constataram que a segurança do evento era inadequada, expondo tanto o público quanto os próprios animais a riscos — Foto: Divulgação

Aranhas, sapos, cobras e outros animais silvestres e exóticos foram apreendidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) durante um evento infantil realizado em um shopping de São José, na Grande Florianópolis, no último sábado (22). O biólogo responsável pela apresentação foi multado em R$ 24,5 mil por irregularidades como a falta de documentação de origem dos bichos e a importação ilegal de espécies.

Além dos riscos ambientais, a fiscalização apontou que crianças tiveram contato direto com os animais, incluindo uma aranha peçonhenta e uma jiboia.

A apresentação, que fazia parte da programação do shopping, foi divulgada como atração com objetivo entreter e educar crianças sobre espécies silvestres e exóticas da fauna. No entanto, fiscais identificaram que os animais estavam sendo manipulados sem a devida documentação e que alguns deles haviam entrado ilegalmente no país. Entre as espécies apresentadas estavam aranhas, serpentes, anfíbios e roedores, além de partes de animais, como uma pele de sucuri amazônica.

Riscos e irregularidades

Durante a fiscalização, os agentes constataram que a segurança do evento era inadequada, expondo tanto o público quanto os próprios animais a riscos. Crianças chegaram a subir no palco e tocar em alguns dos bichos, incluindo uma jiboia e uma aranha peçonhenta. A ausência de barreiras de proteção e a proximidade das caixas que armazenavam os animais facilitaram o contato direto do público com as espécies.

Durante a fiscalização, os agentes constataram que a segurança do evento era inadequada, expondo tanto o público quanto os próprios animais a riscos — Foto: Divulgação
Durante a fiscalização, os agentes constataram que a segurança do evento era inadequada, expondo tanto o público quanto os próprios animais a riscos — Foto: Divulgação

De acordo com o Ibama, os animais silvestres apresentados não possuíam documentação de origem, enquanto os animais exóticos – aqueles que não são nativos do Brasil – entraram ilegalmente no país. Isso representa um risco significativo ao meio ambiente, pois, caso escapassem ou fossem soltos, poderiam se tornar espécies invasoras e comprometer o equilíbrio ecológico.

O biólogo responsável pela apresentação foi autuado por infrações ambientais, como:

Introdução de espécies exóticas no Brasil sem a devida autorização;
Posse e exibição de animais sem documentação de origem;
Uso de animais silvestres em desacordo com as normas vigentes.

Os animais foram apreendidos e encaminhados para instituições especializadas, onde passarão por avaliação veterinária antes de terem seu destino definido. Além disso, o shopping foi notificado a apresentar a documentação referente ao contrato com o biólogo e pode ser investigado por sua participação na irregularidade.

Segundo o Ibama, essa não é a primeira vez que o profissional em questão é autuado por crimes ambientais semelhantes. A reincidência reforça a necessidade de fiscalização rigorosa para evitar novas infrações e proteger tanto a fauna quanto o público de eventos como esse.

Fonte:globo.com e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 25/02/2025/08:21:13

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

comp

%d blogueiros gostam disto: