Área de extração ilegal de madeira na floresta amazônica é fechada em MT
Área de extração ilegal de madeira na floresta amazônica é fechada em MT — Foto: Polícia Militar
No local, os policiais flagraram uma serraria móvel em funcionamento e um homem, que fugiu pela mata.
Uma área de extração ilegal de madeira foi fechada pelas equipes do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) e do Batalhão de Operações Especiais (Bope), na zona rural de Colniza, a 1.065 km de Cuiabá, nesta terça-feira (29). Durante a Operação Hot Spot, foram apreendidos mais de 60 metros cúbicos de toras de madeira retiradas de forma ilícita.
Segundo a Polícia Militar, as equipes se deslocaram até a área após uma denúncia de desmatamento no distrito de Guatá, região pertencente à Floresta Amazônica. No local, os policiais flagraram uma serraria móvel, equipada com motor estacionário, em funcionamento e um homem operando o maquinário. Ao perceber a presença da polícia, ele fugiu pela mata e não foi localizado.
Nenhuma autorização para exploração da área foi encontrada nos sistemas oficiais. Ainda de acordo com a polícia, o local não possuía Cadastro Ambiental Rural (CAR), o que configura crime ambiental, conforme a lei.
Entre o material apreendido, consta madeira bruta e beneficiada – que passou por processo de acabamento. Toda a madeira foi doada para a subprefeitura do distrito, uma vez que o gestor local manifestou interesse formalmente.
Já os equipamentos e maquinários foram inutilizados.
O caso segue em investigação.

Fonte: g1 MT e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 30/07/2025/08:15:23
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com