Bloquinho da alegria leva diversão e acolhimento a pacientes no Regional de Marabá

image_pdfimage_print

Palhaços voluntários levaram sorrisos, música e atividades lúdicas aos usuários | Foto: Reprodução 

Com a proximidade do Carnaval, o Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, sudeste paraense, foi tomado pela energia e alegria do bloquinho de palhaços voluntários do grupo “Plantão do Amor”. Nesta quarta-feira (26), o grupo promoveu um dia de sorrisos, acolhimento e muita diversão e humanização aos pacientes.

Maria de Fátima, moradora do município paraense de Itupiranga, encaminhada para consulta com o ortopedista, foi surpreendida pelo bloquinho, que levou uma onda de alegria ao local. “Nunca imaginei que fosse encontrar tanta alegria em um hospital. Os palhaços me fizeram esquecer, nem que fosse por um momento, a preocupação com a consulta”, disse a paciente.

A ação foi promovida pelo serviço de humanização do hospital, que integra o programa de voluntariado da unidade, e busca proporcionar momentos de alegria e conforto aos pacientes. O apoio dos voluntários fortalece o acolhimento e o bem-estar durante o tratamento.

Ana Maria, 44 anos, moradora de São João do Araguaia, também no sudeste do estado, está internada há cinco dias no hospital para tratamento de uma doença digestiva. A visita dos palhaços alegrou o seu dia e ajudou a aliviar o estresse da internação.

“A presença deles foi muito positiva, me fez esquecer um pouco dos desafios que estou enfrentando. Ver os palhaços trouxe leveza e descontração, algo que eu precisava. Ajudou a quebrar a rotina hospitalar e me deixou mais animada para o tratamento”, destacou.

Alegria que contagia

Este slideshow necessita de JavaScript.

Com trajes coloridos, serpentinas e muita animação, os voluntários deram um toque especial à ação com músicas, brincadeiras e interação com os pacientes. A estudante Karine Zucatelli, conhecida como “Doutora Algodão Doce”, integrante do grupo, destacou a importância da iniciativa. “Nosso objetivo é trazer e alegria e conforto aos pacientes. Sabemos que o período de internação é difícil, e esses momentos ajudam a fortalecer o emocional e a tornar o ambiente hospitalar mais leve”, afirmou.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estratégias de humanização, como atividades lúdicas em hospitais, contribuem para a recuperação dos pacientes, reduzindo o tempo de internação e melhorando a resposta ao tratamento e bem-estar.

Daiane Uszynski, analista de humanização do hospital, reforçou o compromisso da instituição em oferecer atendimento humanizado. “A humanização é um dos pilares do nosso trabalho. Pequenos gestos, como a visita do bloquinho, fazem a diferença no processo de recuperação dos pacientes, trazendo acolhimento e esperança”, enfatizou.

Programa de Voluntariado

O Hospital Regional de Marabá, gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), oferece programa de voluntariado para pessoas a partir de 18 anos. Os Interessados devem comparecer ao setor de humanização do hospital, no horário comercial e se cadastrar.

Os voluntários inscritos serão capacitados, garantindo que suas atividades sejam realizadas de forma segura e alinhada às diretrizes da unidade. Eles podem atuar em atividades como contação de histórias, interação musical, animação, cuidados com a beleza, visitas religiosas, pintura, artesanato, entre outros. O programa visa criar um ambiente acolhedor, que promova solidariedade e carinho no atendimento aos pacientes.

Serviço – Os serviços no Hospital Regional do Sudeste do Pará são 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade conta com 135 leitos, sendo 97 de internação clínica e 38 nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) – Adulto, Pediátrica e Neonatal.

Fonte: ISSAA (HRSP) e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 26/02/2025/14:55:54

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: