Condenado a 52 anos de prisão homem que matou ex-companheira grávida a facadas em Belterra (PA)
Júri foi realizado nesta terça-feira (29) — Foto: Zé Rodrigues/TV Tapajós
Crime aconteceu na frente do filho do casal. Réu também tentou matar o ex-sogro e não poderá recorrer em liberdade.
O Tribunal do Júri da 3ª Vara Criminal de Santarém condenou nesta terça-feira (29) José Freitas de Sousa a 52 anos e 6 meses de prisão em regime fechado pelo assassinato da ex-companheira, Francisca Oliveira da Conceição, grávida de 7 meses, e pela tentativa de homicídio contra o ex-sogro, Francisco da Conceição, na cidade de Belterra, oeste do Pará. O réu não poderá recorrer em liberdade.

O júri considerou José Freitas culpado por todos os crimes denunciados pelo Ministério Público. Ele foi condenado por feminicídio com quatro qualificadoras: motivo fútil, meio cruel, recurso que dificultou a defesa da vítima e feminicídio. Além de duas causas de aumento de pena: o crime foi praticado contra uma mulher grávida e na presença do filho do casal. Também foi condenado por tentativa de homicídio qualificado contra o ex-sogro, um idoso, para tentar garantir a própria impunidade.
A sessão foi presidida pelo juiz Gabriel Veloso de Araújo, com atuação do promotor de justiça Antonio Boreas na acusação e do defensor público Samuel Ribeiro na defesa.
Relembre o caso
O crime aconteceu na manhã do dia 10 de setembro de 2024, no bairro União, em Belterra. De acordo com a investigação, José Freitas invadiu a casa da ex-companheira armado com um facão. A mulher foi golpeada diversas vezes, mesmo estando grávida de 7 meses, e acabou morrendo no local. O crime foi presenciado pelo filho do casal, de apenas 6 anos.
Francisca havia se separado de José e tentava seguir a vida com apoio da família, o que teria motivado o ataque. Ao tentar intervir para salvar a filha, o pai dela — Francisco — também foi atingido por golpes e ficou ferido.
Após o crime, José fugiu e ficou foragido por três dias. A Polícia Civil realizou buscas intensas com apoio da população e o acusado se entregou no dia 13 de setembro de 2024.
Desde então, ele permaneceu preso preventivamente e aguardava julgamento.
Durante o julgamento, seis testemunhas foram ouvidas. Familiares de Francisca acompanharam a sessão com comoção, aliviados com a condenação.
A decisão foi recebida como um importante passo no combate à violência contra a mulher na região. O promotor do caso destacou a crueldade dos crimes e a necessidade de responsabilização rigorosa.
Com a sentença, José Freitas de Sousa seguirá detido no sistema prisional do Estado do Pará. Ele não terá direito de recorrer em liberdade, conforme decidido pelo magistrado.
LEIA MAIS
- Grávida de 7 meses é morta a golpes de facão pelo ex-companheiro em Belterra | PA
- Suspeito de matar ex-companheira grávida a facadas se entrega à polícia em Belterra | PA
Fonte: g1 Santarém e Região — PA e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 30/07/2025/06:00:26
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com