Crise Yanomami: Exército planeja destacar 3.000 militares de forma permanente na região em resposta a garimpos ilegais

image_pdfimage_print

Aumento do efetivo militar é resposta à intensificação do conflito na região Yanomami

O comando do Exército Brasileiro, liderado pelo general Tomás Paiva, determinou estudos para o aumento permanente do efetivo militar na região amazônica em cerca de 3 mil homens. A medida visa enfrentar a crise instalada na Terra Indígena Yanomami, onde a presença ilegal de garimpeiros tem gerado sérios problemas humanitários. A informação é da Folha de São Paulo.

A região enfrenta uma crise alimentar devido à contaminação dos rios pelo garimpo, o que prejudica a pesca e priva a população indígena, principalmente os Yanomamis, de uma importante fonte de proteína. Além disso, surtos de malária têm sido registrados, agravando ainda mais a situação.

A ordem de aumento do efetivo militar foi emitida em resposta à intensificação do conflito na região, onde garimpeiros têm dominado vastas áreas, impactando diretamente a vida dos povos indígenas. A proposta inclui também o estabelecimento de dois destacamentos militares nos leitos dos rios Uraricoera e Mucajaí, visando melhorar a logística de transporte de pessoal e suprimentos na área.

No entanto, há outros graves desafios a serem enfrentados, incluindo dificuldades orçamentárias para aumentar a frota de helicópteros do Exército na região. Além disso, o remanejamento de soldados para a Amazônia é complicado, segundo o general Paiva, devido ao plano de redução do efetivo militar até 2029.

A crise na Terra Indígena Yanomami tem provocado uma série de debates políticos e institucionais, com diferentes órgãos do governo buscando soluções para o problema. A Casa Civil solicitou propostas de ação permanente no território indígena, visando combater o garimpo ilegal e garantir o acesso a serviços de saúde para os Yanomamis após o término da ação emergencial.

Fonte: Revista Sociedade Militar  e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 06/02/2024/08:13:53

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: