Filhotes de peixe-boi são resgatadas pelo Graesp

image_pdfimage_print

As filhotes de peixe-boi transportadas pelo Graesp | Ascom/Segup

Animais foram encontradas separadas de suas mães, o que levanta suspeitas de caça ilegal.

Proteger espécies ameaçadas é uma responsabilidade coletiva. O resgate e a reabilitação de animais em risco, como o peixe-boi-da-amazônia, são fundamentais para manter o equilíbrio ambiental e garantir a sobrevivência dessas espécies.

Nesse contexto, Duas filhotes de peixe-boi-da-amazônia (Trichechus inunguis), espécie ameaçada de extinção, foram resgatadas em municípios da região do Baixo Amazonas, no Pará, e transportadas para Belém nesta segunda-feira (17). A operação contou com o apoio do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), ligado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

As filhotes foram encontradas separadas de suas mães, o que levanta suspeitas de caça ilegal. Uma delas, batizada de “Maria”, foi localizada no Lago Sapucuá, em Oriximiná, no dia 8 de março. A outra, chamada de “Coral”, foi achada por pescadores em Óbidos, a 41 km de distância. Ambas estavam debilitadas e desidratadas quando foram resgatadas por agentes ambientais.

Com a orientação remota de especialistas do Instituto Bicho D’Água, os animais receberam os primeiros cuidados ainda nas cidades de origem. Depois, foram levados até Santarém por via fluvial e, de lá, seguiram de avião para Belém, onde chegaram à tarde. Durante toda a viagem, os filhotes foram monitorados e receberam hidratação para minimizar o estresse do transporte.

Agora, os animais serão encaminhados para um centro de reabilitação em Castanhal, onde permanecerão sob cuidados veterinários até atingirem idade e condições adequadas para retornar ao habitat natural. O acompanhamento inclui exames clínicos, alimentação especial e um processo gradual de adaptação ao meio ambiente.

A ação faz parte do Projeto de Conservação do Peixe-Boi da Amazônia, coordenado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em parceria com o Instituto Bicho D’Água e a Universidade Federal do Pará (UFPA).

A presidente do Instituto Bicho D’Água, Renata Emin, destacou a importância da logística aérea no resgate dos animais. “Mais uma vez, contamos com o apoio imprescindível do Graesp para fazer esse transporte de forma rápida e segura”, afirmou.

O diretor do Graesp, coronel PM Armando Gonçalves, reforçou o compromisso do governo paraense com a proteção da biodiversidade. “Esta ação demonstra, na prática, o compromisso do Grupamento Aéreo com a fauna e flora amazônica. A preservação do nosso ecossistema é essencial, e nos orgulhamos de contribuir para essa causa, especialmente com a proximidade da COP 30”, declarou, em referência à conferência climática mundial que será realizada em Belém.

Fonte: Agência Pará e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 18/03/2025/08:05:04

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: