Ibama flagra caçadores e demole ponte clandestina durante fiscalização em Terra Indígena Arara, no Pará
Foto: Divulgação / Ibama | Operação conjunta também combate criação ilegal de gado e desmatamento em área protegida na bacia do rio Xingu.
Durante ação de fiscalização realizada na última semana no interior da Terra Indígena (TI) Arara, localizada na região da bacia do rio Xingu, no Pará, agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) flagraram dois caçadores de animais silvestres em atividade ilegal.
Os indivíduos portavam espingardas calibre .20, munições e armas brancas, além de estarem com um veado-mateiro fêmea abatido e mutilado, espécie nativa da fauna brasileira.
Os responsáveis foram autuados e responderão administrativamente pelo crime ambiental, conforme a legislação vigente. As armas, petrechos e motocicletas utilizadas na prática ilegal foram apreendidos e inutilizados pelos agentes ambientais.
Durante a operação, também foram combatidos outros ilícitos ambientais na região. Um infrator foi autuado por criação de gado em área desmatada ilegalmente, o que impede a regeneração da vegetação nativa.
Com o objetivo de desarticular a logística de invasões por caçadores, desmatadores e criadores de gado, o Ibama promoveu a demolição de uma ponte clandestina que dava acesso ao território indígena.
A ação faz parte das atividades do Grupo de Combate ao Desmatamento na Amazônia (GCDA), que atua na TI Arara com apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP).
Fonte : Comunicação Social do Ibama e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 30/10/2025/10:25:18
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com



