Lua de sangue e meteoros; veja os eventos celestes de 2025
(Foto: Reprodução) – O próximo evento astronômico ocorrerá em 28 de fevereiro, quando sete planetas – Saturno, Mercúrio, Vênus, Júpiter, Marte, Urano e Netuno – estarão alinhados.
Lua de sangue, chuvas de meteoros e superluas. O calendário astronômico de 2025 está repleto de eventos celestes que serão visíveis de todo o globo.
Saiba mais
Lua de Sangue: a noite do dia 13 de março promete um eclipse lunar total visível em todas as regiões do Brasil. O fenômeno deve começar às 2h09 com ápice às 3h58. Na ocasião, a Lua assumirá uma coloração avermelhada.
Chuva de Meteoros: a primeira chuva de meteoros prevista para 2025 é a Líridas, ativa de 16 de abril a 25 de abril, com pico em 22 de abril. Confira abaixo o calendário completo de chuva de meteoros.
Superlua: ao todo terão três superluas em 2025 – 6 de outubro, 5 de novembro e em 4 de dezembro.
O primeiro eventos celeste de 2025 ocorreu em 21 de janeiro, com o alinhamento dos planetas Marte, Júpiter, Urano, Netuno, Vênus e Saturno.
O próximo evento astronômico ocorrerá em 28 de fevereiro, quando sete planetas – Saturno, Mercúrio, Vênus, Júpiter, Marte, Urano e Netuno – estarão alinhados. Com excessão de Urano e Netuno, todos os planetas serão visíveis a olho nu. O evento é considerado raro.
Em 12 de agosto Vênus e Júpiter estarão em conjunção. O fenômeno acontece quando um planeta se alinha com uma lua, estrela ou outro planeta de forma que, quando vistos da Terra, eles parecem estar colidindo.
Chuvas de meteoros
As chuvas de meteoros ocorrem quando a Terra encontra detritos de asteroides e cometas. Para conseguir visualizar o evento é preciso estar em um local com campo de visão amplo e sem interferência de luz artificial.
Líridas: ativa de 16 de abril a 25 de abril (pico em 22 de abril).
Eta Aquáridas: ativa de 19 de abril a 28 de maio (pico em 5 de maio).
Alfa Capricornídeos: ativa de 3 de julho a 15 de agosto (pico em 30 de julho).
Delta Aquáridas: ativa de 12 de julho a 23 de agosto (pico em 30 de julho).
Perseidas: ativa de 17 de julho a 24 de agosto (pico em 12 de agosto).
Oriônidas: ativa de 2 de outubro a 7 de novembro (pico em 22 de outubro).
Leônidas: ativa de 6 de novembro a 30 de novembro (pico em 17 de novembro).
Pupidas-velidas: ativa de 1 de dezembro a 15 de dezembro (pico em 14 de dezembro).
Geminídeas: ativa de 4 de dezembro a 17 de dezembro (pico em 14 de dezembro).
Fonte: Ingrid Sales – Portal Metrópoles e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 18/02/2025/16:23:28
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com