Novo Progresso adere ao Pacto pela Educação do Campo, Indígena e Quilombola em evento promovido pelo MPPA

image_pdfimage_print

Foto: Reprodução | No último dia 29 de julho, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) realizou, no Centro Cultural de Novo Progresso, a oficina “Educação Escolar do Campo, Indígena e Quilombola – Diagnósticos & Estratégias em Novo Progresso”. A atividade teve como foco a construção coletiva de estratégias para fortalecer o acesso à educação dos povos tradicionais e contou com a adesão do município ao Pacto pela Educação do Campo, Indígena e Quilombola.

O evento foi promovido pelos Núcleos de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (Nierac) e de Questões Agrárias e Fundiárias (NAF) do MPPA, com apoio do Grupo de Trabalho de Educação do Campo, Quilombola e Indígena, do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e da Prefeitura de Novo Progresso.

Estiveram presentes representantes do MPPA, como a promotora de Justiça Lilian Braga, coordenadora do Nierac, os promotores Nilson Ozorio e Ricardo Aguiar, além do professor Wilson Sabino, da Ufopa. Durante a oficina, os representantes reuniram-se com o prefeito Gelson Dill e com a coordenadora da Secretaria Municipal de Educação, Núbia Machado, para debater ações voltadas à melhoria da educação para comunidades do campo, indígenas e quilombolas.

A promotora Lilian Braga também se reuniu com lideranças indígenas da etnia Kayapó para ouvir diretamente as demandas da comunidade. A adesão do município ao pacto representa um compromisso concreto com a implementação de políticas públicas voltadas ao direito à educação das populações tradicionais da região.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fonte: MPPA/ Jornal folha do Progresso e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 05/08/2025/16:09:26

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: