Operação desarticula três pontos de garimpo ilegal dentro de área de preservação; em Itaituba (PA)

image_pdfimage_print

ICMBio e Força Nacional desarticulam três garimpos ilegais em APA no Pará. — Foto: Reprodução / ICMBio

Barreira de fiscalização do ICMBio, com apoio da Força Nacional, subsidia operações constantes que contabilizaram 7,9 milhões em autos de infração e também fez reduzir em 41% os alertas de desmatamento na região.

Uma fiscalização ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com o apoio da Força Nacional, desmobilizou três pontos de garimpo ilegal dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Tapajós, em Itaituba, no sudoeste do Pará.

Três tratores do tipo pá-carregadeira e quatro motores foram inutilizados pelos agentes. Acampamentos de infratores ambientais foram desmontados. Duas aeronaves foram usadas para atingir os alvos dentro da APA.

A ação no eixo da rodovia Transgarimpeira ocorreu entre os dias 6 e 7 de abril. Na região há uma barreira de fiscalização ambiental que ocasionou na redução de 41% nos alertas de desmatamento, segundo o ICMBio.

A fiscalização ocorre no chamado “Arco do Desmatamento” e, desde que foi instalada, do início de dezembro de 2024 até 31 de março deste ano, o número de alertas no entorno da Unidade de Conservação, em quatro meses, reduziu de 2.133 para 1.272.

Em área desmatada, na mesma comparação, o percentual de redução fica maior, 76%: de 67,08 km² para 16,26 km². Os dados são do Programa Brasil Mais, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O ICMBio informou que as ações a partir da barreira também impuseram prejuízos significativos aos crimes ambientais. A partir da instalação, no início de dezembro de 2024 até 31 de março, foram lavrados R$ 7,9 milhões em autos de infração; apreendidos R$ 56 milhões em bens; e embargadas 3.800 hectares de área.

A barreira é mantida com a presença permanente de fiscais com apoio de outras forças de segurança, que monitoram atividades locais, permitindo celeridade para coibir os crimes ambientais.

O coordenador de proteção da Coordenação Territorial do ICMBio em Itaituba (PA), Lincoln Michalski, disse que a presença é fundamental para coibir crimes ambientais.

“Estar no território, mantendo uma base local e realizando operações constantemente acarretou a redução significativa de alertas de desmatamento”, explica.

Base de fiscalização faz índices de desmatamento reduzirem 41% na região da Apa do Tapajós, segundo ICMBio. — Foto: Reprodução / ICMBio
Base de fiscalização faz índices de desmatamento reduzirem 41% na região da Apa do Tapajós, segundo ICMBio. — Foto: Reprodução / ICMBio

Fonte: G1 PA  e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 11/04/2025/08:49:40

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: