Operação Piracema inicia no dia 20 de outubro no Baixo Amazonas com emissão gratuita da nova Carteira de Identidade Nacional

image_pdfimage_print

Foto: Divulgação | Secretário Ualame Machado ao lado do deputado Henderson Pinto e do secretário regional Nélio Aguiar.

Informação foi confirmada pelo secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, ao deputado federal Henderson Pinto e secretário regional de Governo no Baixo Amazonas, Nélio Aguiar

O Baixo Amazonas será a próxima região do Pará a receber a Operação Piracema, que vai emitir gratuitamente a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) para pescadoras e pescadores profissionais. A medida foi confirmada nesta segunda-feira (22), durante reunião entre o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, o secretário regional de Governo no Baixo Amazonas, Nélio Aguiar, e o deputado federal Henderson Pinto. O calendário prevê o início dos atendimentos em 20 de outubro.

A ação, lançada pelo Governo do Estado por meio da Polícia Civil, busca facilitar o acesso ao seguro defeso e garantir dignidade a milhares de trabalhadores que dependem da pesca para sobreviver.

“É uma iniciativa fundamental, que vai dar mais dignidade aos trabalhadores da pesca. Menos de 0,5% da população do Pará já tem acesso a esse novo documento, e essa ação vai mudar essa realidade”, ressaltou Henderson Pinto, agradecendo ao governador Helder Barbalho e à vice-governadora Hana Ghassan pelo apoio.

Segundo o secretário Ualame Machado, a emissão da nova CIN será articulada em parceria com prefeituras e órgãos regionais para atender o maior número possível de pescadores. “Nosso esforço é garantir que cada trabalhador tenha seu direito preservado e consiga acessar o seguro defeso sem obstáculos”, afirmou.

Além da versão física, a Carteira de Identidade Nacional também estará disponível em meio digital pelo aplicativo gov.br, oferecendo praticidade e reforço no combate a fraudes.

 

Fonte:  g1 Triângulo e TV Integração — Uberaba e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 23/09/2025/14:00:00

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: