Polícia incinera em Santarém mais de meia tonelada de drogas apreendidas na Base Fluvial Candiru
Incineração de drogas em Santarém — Foto: Arquivo/g1
A incineração ocorreu na manhã desta quinta-feira (28).
A Polícia Civil realizou, nesta quinta-feira (28), em Santarém, a incineração de 550 quilos de drogas apreendidos em operações da base fluvial Candiru, instalada no estreito do Rio Amazonas em Óbidos, no oeste do Pará.
A ação contou com apoio da Polícia Militar, do Batalhão de Missões Especiais (BME), além de representantes do Judiciário e do Ministério Público, que autorizaram e acompanharam o procedimento.
De acordo com o delegado Germano do Vale, titular da Delegacia Fluvial, o material destruído era composto por maconha, cocaína e skunk. Ele destacou que a destruição imediata das apreensões é uma medida de segurança e também uma exigência legal.
“Estamos incinerando cerca de 550 quilos de substâncias entorpecentes, entre maconha, skunk e pasta de cocaína. O pedido é feito à Justiça, com a anuência do Ministério Público, e tão logo autorizado, o procedimento é realizado, justamente para evitar riscos no armazenamento dessas drogas”, explicou o delegado.
Apreensões crescem na região
Somente em 2025, já foram realizadas oito incinerações em Santarém e região, com a destruição de mais de quatro toneladas de entorpecentes, avaliados em mais de R$ 300 milhões. Desde a inauguração da base Candiru, em setembro do ano passado, as polícias vêm registrando números expressivos de apreensões.
O tenente-coronel Wilton Chaves, comandante do BME, ressaltou a importância do trabalho integrado e do uso de cães farejadores nas operações. “Cada grama de droga retirada de circulação significa menos destruição de famílias e menos violência. Esse resultado só é possível graças à integração das polícias e ao trabalho contínuo da base Candiru, que tem se mostrado fundamental no combate ao tráfico interestadual na região”, afirmou.
Fiscalização intensificada
O policiamento fluvial tem dificultado a ação dos traficantes, que tentam driblar a fiscalização desembarcando cargas ilegais em municípios próximos, como Terra Santa. Recentemente, duas toneladas de drogas foram apreendidas em uma embarcação de gado, graças ao trabalho dos cães do BME.
A Vigilância Sanitária também participou da operação desta quinta-feira, certificando a destruição dos entorpecentes. Segundo as autoridades, novas operações devem ser realizadas ainda neste semestre.
Fonte: G1 Santarém e Região — PA e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 29/08/2025/07:00:14
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com