Segunda edição do “Enem dos Concursos” terá mais de 3 mil vagas em 35 órgãos federais
(Foto: Reprodução) – O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou nesta segunda-feira (28) que a segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) vai contemplar 3.352 vagas em mais de 35 órgãos federais.
Diferentemente do ano anterior, a edição de 2025 do “Enem dos Concursos” será dividido em duas fases, com provas em datas diferentes. A primeira fase será uma prova objetiva, prevista para 5 de outubro.
Aqueles que forem habilitados passam para a segunda fase e fazem uma prova discursiva em dezembro deste ano.
De acordo com o MGI, o edital do concurso será divulgado em julho, quando também serão abertas as inscrições. Dentre as vagas ofertadas, 2.180 são imediatas, sendo 1.672 para nível superior e 508 para nível intermediário. Outras 1.172 vagas serão de cadastro reserva.
Haverá reserva de 20% das vagas para cotas raciais e de 5% para pessoas com deficiência.
O número de vagas é menor que a metade do oferecido em 2024. Naquele ano, foram 6.640 vagas imediatas. No entanto, o número de órgãos contemplados é maior: no ano passado foram 21.
De acordo com a ministra Esther Dweck, o critério para a abertura de vagas segue um processo complexo de visita aos órgãos federais para identificar as necessidades das instituições e quais servidores serão ideias para cada trabalho. Considera ainda o número previsto de aposentadorias dos próximos anos no serviço público.
Assim como no ano anterior, as vagas serão dividas em blocos. Dessa vez, serão 9.
Duas carreiras novas serão abertas neste ano, nas áreas de defesa e segurança pública e desenvolvimento socioeconômico.
As informações foram divulgadas oficialmente pelo Ministério nesta segunda. Conhecido como o “Enem dos Concursos”, o CNU centraliza as provas de seleção para o serviço público federal e foi realizado pela primeira vez no ano passado.
Fonte: CNN e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 29/04/2025/16:26:12
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com