Sistema FIEPA e Universidade Federal do Pará assinam protocolo de intenções

image_pdfimage_print
Foto: FIEPA e UFPA | Na manhã desta segunda-feira (10), foi assinado, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), o Protocolo de Intenções entre o Sistema FIEPA e a Universidade Federal do Pará (UFPA). O objetivo da parceria é unir esforços para a realização de projetos técnicos voltados ao desenvolvimento do Estado. Durante o evento, também foram apresentados estudos conduzidos pelo Centro de Inteligência de Dados do Observatório da Indústria.
O presidente da FIEPA, Alex Carvalho, destacou que a colaboração entre as instituições fortalece a conexão entre a pesquisa acadêmica e as demandas da indústria, impulsionando novas soluções tecnológicas alinhadas às particularidades regionais e ambientais. “Estamos entusiasmados em renovar essa parceria, pois ela representa mais do que um protocolo de intenções, é um compromisso concreto com ações baseadas no conhecimento científico. Nossa meta é integrar a expertise técnica da academia aos processos da indústria, promovendo inovação e desenvolvimento para o Estado”, afirmou.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O reitor da UFPA, professor Gilmar Pereira, ressaltou a importância da cooperação para o avanço econômico e social do Pará. “A Universidade Federal do Pará já mantém um acordo de cooperação com o setor produtivo, por meio da Federação das Indústrias, e estamos renovando essa parceria. Não há como pensar o desenvolvimento do Estado sem a integração entre a ciência e a indústria. Nosso objetivo é garantir que estudantes das áreas de engenharia, economia e direito, entre outras, tenham acesso a essa política de desenvolvimento. A UFPA dispõe de uma ampla estrutura de laboratórios e pesquisas que abrangem desde a economia até a biodiversidade. O grande desafio é fazer com que o setor produtivo se aproprie desse conhecimento e o transforme em inovação e produção em escala. Um exemplo é o açaí: temos pesquisas avançadas sobre essa cadeia produtiva, mas a universidade não tem a função de executar essa produção, e sim de gerar conhecimento para que ele seja aplicado no mundo do trabalho”, concluiu.
Plano de ação
O próximo passo dessa parceria é mapear todos os laboratórios da UFPA e disponibilizar essas informações para a indústria, além de promover um seminário com pesquisadores para apresentar experiências e contribuir ainda mais com o desenvolvimento do Pará.
Além da assinatura do protocolo, os participantes também conheceram o Observatório da Indústria, um projeto de estudos em desenvolvimento conduzido pelo Centro de Inteligência de Dados da FIEPA.

Fonte: Comunicação FIEPA  e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 10/02/2025/15:44:01

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: