Argentinos celebram nascimento de sete filhotes de onças em parque nacional onde há dois anos não havia nenhuma delas
(Foto:Reprodução) – A história de Iberá é um caso de sucesso na conservação internacional. Durante 70 anos não existia nenhum yaguareté, como é chamada a onça-pintada em espanhol, na área do parque nacional na província de Corrientes, ao norte da Argentina. A Panthera onca, maior espécie de felino das Américas e a terceira maior do mundo, tinha sido extinta localmente.
Mas em 2012 iniciou-se ali um grande projeto de reintrodução, conduzido pela equipe da Fundación Rewilding Argentina. Foi criado o Centro de Reintroducción de Yaguareté (CRY), na Isla San Alonso, no coração de Iberá, com a intenção de reproduzir a espécie em cativeiro e preparar essas onças-pintadas para serem soltas na natureza.
Na última década vários animais nascidos no centro foram reintroduzidos no parque. No ano passado, por exemplo, contamos a história de Arandu e Jasy, os primeiros filhotes a nascerem em vida livre, após 70 anos, em Iberá.
As oncinhas eram filhas de Arami, uma fêmea nascida em 2018. Ela foi criada num recinto gigante em San Alonso , ao lado da mãe, Tania, mas longe da presença humana. Em setembro de 2021, ela ganhou a vida selvagem. Através do colar que usava, os biólogos conseguiram monitorar sua adaptação e seu deslocamento dentro do parque e o nascimento de suas crias.
Arandu e Jasy eram filhas também de Jatobazinho, uma onça macho que foi resgatada em uma escola, no Brasil, e doada ao projeto argentino de reintrodução da espécie.
Agora, onze anos após o início desse trabalho lindo, a Fundación Rewilding Argentina celebra um novo marco. Armadilhas fotográficas instaladas no parque nacional documentaram a presença de um novo filhote.
“O yaguareté número 17 agora mora em Iberá. O registro de um novo filhote por meio de armadilhas fotográficas indica que há pelo menos dezessete onças que vivem no Gran Parque Iberá. Nove delas foram concebidas e nasceram em total liberdade no grande pantanal de Corriente”, anunciou a equipe da fundação em suas redes sociais.
A onça-pintada é considerada em risco de extinção na Argentina. Em 2018, a estimativa é que em todo o país existiam entre 200 e 250 indivíduos. E hoje, alguns a mais.
“Em pouco mais de dois anos, Corrientes deixou de não ter onças e passou a ser a província do Gran Chaco argentino com a maior população desses felinos. O rei das florestas e dos estuários regressa a Iberá. O seu regresso significa também o regresso das interacções ecológicas perdidas, a recuperação de um ambiente saudável e mais prosperidade para as comunidades locais, que beneficiam da sua presença”, comemora a Fundación Rewilding Argentina.
Fonte: Suzana Camargo/ Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 11/09/2023/17:30:13
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:
* Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com