Aumentam os casos de tuberculose em Santarém e Secretaria de Saúde alerta população

image_pdfimage_print

A tuberculose pode se instalar nos gânglios, rins, olhos, ossos, mas é mais comum nos pulmões — Foto: JN

Em 2025, número de casos registrados já é maior que o total do ano passado. Mortes pela doença também aumentaram e preocupam autoridades de saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde de Santarém, no oeste do Pará, tem feito alertas à população sobre o crescimento preocupante de casos de tuberculose registrados em 2025. De acordo com dados repassados pela própria pasta, o número de pessoas diagnosticadas com a doença nos primeiros meses deste ano já ultrapassou o total contabilizado ao longo de todo o ano de 2024.

O cenário acende um sinal de alerta. Somente nos três primeiros meses de 2025, o Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) já realizou 21 atendimentos de pacientes diagnosticados com tuberculose. Em comparação, no mesmo período de 2024, o número foi bem inferior, com apenas quatro casos registrados.

Além do aumento de diagnósticos, os dados de mortalidade também são alarmantes. Em 2025, seis pessoas já morreram vítimas da doença em Santarém. No ano passado, foram quatro mortes, todas registradas no HMS.

A Secretaria reforça que o diagnóstico precoce e o início imediato do tratamento são fundamentais para a cura da doença e para evitar a disseminação do bacilo de Koch, agente causador da tuberculose. O tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e tem alta taxa de cura quando seguido corretamente.

A população deve ficar atenta aos principais sintomas da doença, como tosse persistente por mais de três semanas, febre, suor noturno, cansaço e perda de peso. Pessoas com esses sintomas devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) o quanto antes para avaliação médica e realização dos exames necessários.

A Secretaria de Saúde também orienta que familiares e pessoas que convivem com pacientes diagnosticados sejam avaliadas, como medida de prevenção e controle da doença.

 

Fonte: Gleilson Nascimento, Elton Pereira, g1 Santarém e Região — PA e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 07/04/2025/15:38:14

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: