Criança quebra vaso de 3,5 mil anos exposto em museu de Israel

image_pdfimage_print

(Foto: Divulgação / Museu Hecht)- O jarro, datado da Idade do Bronze (2200-1500 a.C.), era considerado raro por estar intacto até o incidente.

Um menino de 5 anos quebrou acidentalmente um jarro de 3,5 mil anos durante uma visita ao Museu Hecht, em Haifa, no norte de Israel. O artefato, descoberto há décadas em escavações, é anterior aos reinados bíblicos de Davi e Salomão. Segundo o museu, a peça de cerâmica, datada da Idade do Bronze (2200-1500 a.C.), era considerada rara por estar intacta até o incidente.

O pai da criança relatou que o menino puxou o jarro, curioso para ver o que havia dentro, mas o objeto caiu e se quebrou. “Fiquei em choque quando vi meu filho ao lado da peça quebrada. No primeiro momento, pensei: ‘Ele não fez isso’”, contou o pai. Após o susto, o homem acionou a segurança do museu.

O Museu Hecht reconheceu que a relíquia estava exposta na entrada do local sem a proteção de uma caixa de vidro, pois acreditava-se que o objeto arqueológico deveria ser exibido “sem obstruções”.

Apesar do incidente, o museu convidou a criança e sua família para uma nova visita guiada à exposição. “Há casos em que itens de exposição são danificados intencionalmente, o que é tratado com grande severidade, incluindo o envolvimento da polícia. Neste caso, não foi isso. A jarra foi danificada acidentalmente por uma criança que visitava o museu, e a resposta será adequada”, afirmou Lihi Laszlo, representante do museu, à BBC.

Laszlo informou ainda que um especialista em conservação já foi acionado para restaurar o jarro, que em breve retornará à exibição.

Fonte: Metrópoles   e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 29/08/2024/08:12:04

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: