Dez cidades mais violentas do Brasil estão no Nordeste
As dez cidades brasileiras com maiores índices de violência estão localizadas no Nordeste do país, região que sofre com o rápido avanço do narcotráfico e disputas sangrentas entre facções criminosas por controle de território. Os dados constam no Anuário Brasileiro de Segurança Pública publicado nesta quinta-feira, 24.
A cidade de Maranguape, no Ceará, lidera o ranking nacional de mortes violentas intencionais, com taxa de 79,9 homicídios por 100 mil habitantes. Na edição anterior do Anuário, publicada no ano passado, o município figurava em oitavo lugar entre os dez mais perigosos. “Assim como outras cidades do Ceará, o território é palco de uma disputa sangrenta entre duas facções criminosas, o Comando Vermelho (CV) e os Guardiões do Estado (GDE)“, diz o relatório do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
O ranking das cidades mais violentas é composto por três municípios do Ceará, cinco da Bahia e dois de Pernambuco (veja a tabela ao final desta reportagem). Em todos os casos, o índice de mortalidade é pelo menos o triplo da média nacional, equivalente a 20,8 homicídios por 100 mil moradores.
Na comparação estadual, Bahia e Ceará aparecem na segunda e terceira posição entre as unidades da federação (UFs), com taxas de 40,6 e 37,5 homicídios por 100.000 habitantes, respectivamente. A tabela é liderada pelo Amapá, com índice de 45,1 mortes por 100.000 moradores — a baixa população do estado nortista, onde vivem cerca de 733.000 brasileiros, contribui para a alta no cálculo da média de assassinatos.
Oito em dez vítimas de homicídios são pessoas negras
De acordo com o Anuário de Segurança, o Brasil registrou 44.127 mortes violentas intencionais em 2024. O total equivale a uma ligeira queda de 5,4% em relação aos homicídios ocorridos no ano anterior.
Continua após a publicidade
Em relação ao perfil das vítimas, 79% (praticamente oito em dez) eram pessoas negras, enquanto 91% eram homens e quase metade tinham até 29 anos de idade. Ainda segundo o relatório, mais de 57% das mortes ocorreram em via pública, e cerca de três em cada quatro assassinatos foram cometidos com uso de armas de fogo.
Ranking das dez cidades mais violentas do Brasil
Confira, a seguir, a lista das dez cidades brasileiras com índices mais altos de homicídios por 100 mil habitantes, segundo o Anuário de Segurança Pública.
- Maranguape (CE): 79,9 por 100 mil
- Jequié (BA): 77,6
- Juazeiro (BA): 76,2
- Camaçari (BA): 74,8
- Cabo de Santo Agostinho (PE): 73,3
- São Lourenço da Mata (PE): 73
- Simões Filho (BA): 71,4
- Caucaia (CE): 68,7
- Maracanaú (CE): 68,5
- Feira de Santana (BA): 65,2
Fonte: Veja e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 24/07/2025/16:18:38
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com