Em tratamento contra câncer em Belém, Mestre Damasceno tem quadro de pneumonia e insuficiência renal
Damasceno Gregório dos Santos, mais conhecido como mestre Damasceno, é um artista popular marajoara. — Foto: Marcus Passos / g1 Pará
Mestre Damasceno, ícone da cultura marajoara, está internado em Belém para tratar câncer. Homenageado na Feira do Livro, o artista é criador do Búfalo-Bumbá e recebeu neste ano a Ordem do Mérito Cultural.
Um dos principais nomes da cultura do Marajó, Mestre Damasceno está internado desde a última quarta-feira (6) no Hospital Ophir Loyola, em Belém, com quadro de pneumonia e insuficiência renal.
Em junho deste ano, o artista marajoara foi diagnosticado com câncer em estado de metástase.
Mestre Damasceno estava internado desde o dia 22 de junho em Salvaterra, onde mora. Depois, foi transferido para o Hospital Jean Bitar e atualmente está no Ophir Loyola.
Morte do filho
Nesta sexta-feira (8), um dos seus filhos, Iderlã Silva dos Santos, mais conhecido como “Palhaço”, morreu em uma unidade de saúde de Belém.
O jovem, de 26 anos, morreu após cair de uma árvore na última terça-feira (5) em Salvaterra, no Marajó, e sofrer fraturas na coluna.
Informações sobre o traslado do corpo para o Marajó e o enterro e velório não foram divulgadas.
Homenageado na feira do livro
Mestre Damasceno é um dos homenageados da 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, junto com a escritora Wanda Monteiro.
Durante o lançamento da feira na última segunda-feira (4), Guto Nunes, produtor e empresário que acompanha a vida do artista, representou o Mestre Damasceno.
Símbolo do Marajó
Nascido em 1954 na Comunidade Quilombola do Salvá, em Salvaterra, no arquipélago do Marajó, Damasceno é referência no carimbó, nas toadas e na poesia oral.
O mestre foi criador do Búfalo-Bumbá de Salvaterra, manifestação junina que mescla teatro popular, cultura quilombola e elementos da natureza amazônica.
Damasceno é uma pessoa com deficiência visual desde os 19 anos. Em maio deste ano, o artista foi agraciado com a Ordem do Mérito Cultural, a mais alta honraria concedida pelo Ministério da Cultura.
Fonte: Marcus Passos, g1 Pará — Belém e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 09/08/2025/09:29:56
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com