Espécies de árvores da Amazônia estão ameaçadas de extinção

image_pdfimage_print

suspension 250 mg dose cheap in online pharmacy? try to buy amoxil suspension 250 mg dose 20 mg on our website and make sure that ita€™s possible!. order online at usa pharmacy! buy dapoxetine online . cheapest rates, generic dapoxetine 60mg. it is overcome to buy detect proposals of the online sale .

Estudo de 158 pesquisadores traça um raio-x das perdas na região desde os anos 1950

Floresta Nacional de Caxiuanã, no Pará, a mais antiga da Amazônia Legal – Divulgação/Hans ter Steege

Rio— Mais de metade das árvores da Amazônia podem estar ameaçadas de extinção. Um estudo publicado esta semana pela revista “Science Advances” analisou a localização de mais de 15 mil espécies arbóreas da floresta.

Assinado por 158 pesquisadores de 21 países, o estudo comparou dados de monitoramentos florestais realizados na Amazônia com mapas de

desmatamentos anuais e futuros. Desta forma, foi possível calcular quantas espécies de árvores já foram perdidas desde o início desde o início da exploração intensa da terra, na década de 1950, e onde o problema é mais grave.

Com o diagnóstico realizado na Amazônia, estima-se que entre 36% e 57% das espécies de árvores estão globalmente ameaçadas. Com isso, o número de espécies da flora incluídas na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza pode aumentar em 22%.

Trata-se de um sinal de como a biodiversidade das florestas tropicais ainda é carente de pesquisas.

— Fizemos um compilado de cerca de 1.500 estudos, realizados desde a década de 1980, que nos deram noção sobre a representatividade de algumas espécies de árvores — conta Iêda Leão do Amaral, botânico do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. — Hoje, cerca de 12% da floresta já foi devastada. Em 2050, este índice pode atingir 28%. Isso está ligado a fatores naturais como a derrubada por ventania e o aumento das queimadas, causadas pelas estiagens cada vez mais frequentes, e que vão se agravar este ano por causa do fenômeno El Niño. Assim, diversas espécies correm risco.

Uma forma de proteção à floresta seria investir na proteção de reservas naturais e terras indígenas, que cobrem mais de metade da Bacia Amazônica e cobrem grandes trechos da maioria das espécies ameaçadas. Estas áreas tiveram um aumento considerável nos últimos anos.

— Nas décadas recentes os países amazônicos têm feito grandes avanços na expansão de parques e no fortalecimento dos direitos indígenas à terra — elogia Hans ter Steege, autor principal do artigo e pesquisador do Centro de Biodiversidade Naturalis, na Holanda. — Nosso estudo mostra que isso traz grandes benefícios para a biodiversidade.

No entanto, expandir as áreas protegidas não é o suficiente para garantir a integridade de todas as espécies de árvores. Muitas unidades de conservação estão desamparadas e sofrem ameaças como a construção de barragem, mineração e a invasão de terras indígenas.

— A vasta maioria das áreas protegidas na Amazônia não tem plano de manejo ou orçamento, e poucas pessoas residentes são qualificadas — conta Rafael Salomão, pesquisador do Museu Paraense Emílio Goeldi.
Por: O Globo

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981171217 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)  (093) 35281839  E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

order baclofen cod overnight, buy baclofen online no prescription required. buy doxycycline hyclate generic doxycycline 100 buy doxycycline online baclofen online buy estrace cream . ordering estrace without prescription. estrace for ivf. estradiol buy. order estrace on line . where to buy estrace canada. estrace 0.01 cream. baclofen deliver to uk fed ex overnight. baclofen cod

%d blogueiros gostam disto: