Garimpos ilegais de ouro são alvo de operação ambiental em floresta no Pará
Garimpo ilegal funcionava em área já embargada pelo IBAMA no Pará — Foto: Polícia Federal/Divulgação
Armas e maquinários foram apreendidos. Segundo a PF, operação constatou ‘sérios danos ambientais com uso de mercúrio, contaminação do solo e de rios e lagos’ em São Félix do Xingu.
Dois garimpos ilegais de ouro que funcionavam no entorno da Floresta Nacional do Tapirapé Aquiri, em São Félix do Xingu, no Sudeste do Pará, foram fechados pela Polícia Federal e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Imagens divulgadas pela PF neste sábado (25) mostram os danos ambientais causados pela extração ilegal – veja no vídeo abaixo. Os agentes federais apreenderam três espingardas e máquinas.
A Operação degradatio foi realizada em conjunto pela PF e Ibama na sexta(24). Não houve prisões. Segundo a PF, um dos garimpos era reincidente e funcionava em área já embargada pelo Ibama.
“Foram constatados sérios danos ambientais com uso de mercúrio, contaminação do solo e de rios e lagos”‘, informou a Polícia Federal.
Entre os materiais e equipamentos usados para extração ilegal de ouro estavam “escavadeira hidráulica, mercúrio, caixas de despesca de ouro e moinhos de minério”. As caixas e os moinhos foram inutilizados.

Ainda segundo a Polícia Federal, também foram encontradas munições, além de três espingardas. Tudo foi apreendido.
As investigações seguem em andamento e, de acordo com a PF, “propriedades do entorno da Unidade de Conservação devem ser identificadas no decorrer da ação, em busca dos responsáveis pelos garimpos ilegais”.

Por:Jornal Folha do Progresso em 27/03/2023/09:42:26/ Com informações do g1 Pará
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:
* Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com