IBGE corrige inversão de siglas de MS e MT e publica novo mapa da Amazônia Legal

image_pdfimage_print

IBGE publica novo mapa após inverter MS e MT no mapa da Amazônia Legal — Foto: Reprodução/IBGE

Documento elaborado em 2024 trocava as siglas de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Mapa foi retirado do site do instituto na última terça-feira (22) após repercussão da falha.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atualizou o mapa da Amazônia Legal que invertia as siglas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e não incluia a sigla do Acre.

O erro foi corrigido na última quarta-feira (23) e o instituto argumentou que a falha nas siglas “não comprometeu os arquivos vetoriais de limites, respectivas áreas territoriais e posições das sedes dos municípios ou quaisquer operações de geoprocessamento inerentes aos referidos produtos”.

O mapa em questão foi produzido em 2024 e tinha como objetivo destacar os estados brasileiros que compõem a Amazônia Legal. Ele não fazia parte de um atlas impresso, mas sim de um material informativo disponibilizado online pelo órgão.

Após o erro, o mapa chegou a ser removido do site do instituto na terça-feira (22).

Amazônia Legal

Com mais de 5 milhões de Km², a Amazônia Legal – que não contempla Mato Grosso do Sul – corresponde a 59% do território nacional, abrangendo 773 municípios em 9 estados brasileiros:

  • Acre
  • Amazonas
  • Roraima
  • Rondônia
  • Pará
  • Amapá
  • Tocantins
  • Mato Grosso
  • Maranhão

Conforme o IBGE, na Amazônia Legal residem 56% da população indígena brasileira. O conceito foi instituído em 1953 com o objetivo de planejar o desenvolvimento econômico da região.

Fonte: g1 MT e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 26/07/2025/15:55:02

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: