Nove pessoas são presas durante operação que investiga grupo que aplicava golpes pela internet em MT

image_pdfimage_print

Durante as buscas a polícia apreendeu cigarros contrabandeados — Foto: Polícia Civil

Também foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, um sequestro de veículo, além de 9 pessoas alvo de bloqueios, que atingiram 71 contas bancárias de integrantes da organização criminosa.

Nove pessoas foram presas pela Polícia Civil durante a Operação Falso Amigo, realizada nesta terça-feira (23), em Cuiabá e Várzea grande, região metropolitana da capital. Foram cumpridos também 12 mandados de busca e apreensão, um sequestro de veículo, além de 9 pessoas alvo de bloqueios. O grupo aplicava o golpe do “falso perfil”.

De acordo com a polícia, esses bloqueios atingiram 71 contas bancárias de integrantes da organização criminosa. Durante o cumprimento dos mandados de busca, foram apreendidos ainda cigarros contrabandeados.

A polícia informou que o grupo criminoso era especializada em crime de estelionato eletrônico, na modalidade “perfil falso”, realizado por meio de um aplicativo de mensagens. Neste tipo de fraude, parte do grupo se passa por parente ou pessoa próxima das vítimas, usando fotografias deles e se identificando falsamente para solicitam valores em dinheiro.

Foram cumpridos também outros 12 mandados de busca — Foto: Polícia Civil
Foram cumpridos também outros 12 mandados de busca — Foto: Polícia Civil

As vítimas, pensando se tratarem de parentes ou de amigos próximos, são enganados pela versão contada pelo golpista e acabam realizando transferência de valores para as contas indicadas por eles.

Segundo a polícia, a organização criminosa era estruturada em quatro núcleos distintos, dentre eles:

Os que fornecem suas contas bancárias para o recebimento das transferências realizadas pelas vítimas;
Os que são responsáveis pela arrecadação dos valores obtidos com as fraudes;
Aqueles que fazem contatos telefônicos com as vítimas, aplicando o falso perfil;
Por último, os líderes da organização criminosa, os quais ostentam viagens, bens e vida luxuosa às custas das infrações penais praticadas pelo grupo.

Segundo a Polícia Civil, em um dos casos, a vítima recebeu contato de integrantes do grupo acreditando falar com o parente. Ela realizou as transferências bancárias para várias contas, tendo um prejuízo superior a R$ 10 mil.

Fonte:  g1 MT e Publicado Por:Jornal Folha do Progresso em 23/05/2023/16:58:44

 Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: