Número de mulheres presas no Brasil cresceu 567% em 15 anos

image_pdfimage_print

buy lioresal online after comparing prices . order baclofen jan 1, 1970 – where can i order estrace without prescription in canada can i buy generic estrace online doxycycline quercetin doxycycline for acne not working generic doxycycline no prescription needed in uk; buy cheap  without a prescription. how much does lioresal cost ? buy amoxil online, amoxicillin dosage every 12 hours, amoxicillin side effects night sweats. order valtrex online at the lowest price with buy low drugs. valtrex (valacyclovir) is used to treat herpes infections of the skin, lip, and genitals; herpes zoster …

Brasil tem a quinta maior população carcerária feminina do mundo
O Ministério da Justiça divulgou nesta quinta-feira (5) o primeiro relatório nacional com dados sobre a população carcerária feminina do país. O número de mulheres presas saiu de 5.601 em 2000 para 37.380, um aumento de 567%. A taxa supera o crescimento geral da população carcerária, envolvendo homens e mulheres, que foi de 119% no mesmo período.

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen), ligado ao ministério, constatou que 68% das mulheres estão presas pelo crime de tráfico de drogas.

— Chama a atenção esse dado. São mulheres que estão nesse crime para sustentar a família, os filhos. Em muitos casos o próprio companheiro está preso. O perfil do encarceramento feminino obedece a padrões de criminalidade muito distintos ao do público masculino — disse Renato De Vitto, diretor-geral do Depen.

Outro dado que chama a atenção é o número baixo de unidades e prisões específicas para mulheres. Das 1.420 unidades prisionais do país, apenas 103 são exclusivamente femininos; 239 são considerados mistos (abrigam homens e mulheres) e 1.070 são exclusivamente masculinos.

— Esse é outro problema grave. O que se vê são estabelecimentos masculinos adaptados precariamente para receber mulheres, não oferecendo condições básicas para ela e para os filhos pequenos, que ficam com as mães até determinada idade — disse De Vitto.

O Brasil tem a quinta maior população carcerária feminina do mundo: Estados Unidos (205.400 presas), China (103.766), Rússia (53.304) e Tailândia (44.751).

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que é preciso tirar a invisibilidade do problema da mulher encarcerada e tratar o tema publicamente. Ele considera os dados alarmantes e questiona se a prisão dessas mulheres é a saída mais adequada.

— A mulher tem um papel diferenciado em relação ao homem na sociedade. Ela presa simplesmente quebra a estrutura da família em muitas dimensões. Causa desajustes sociais e perversos. Será que a prisão é a melhor forma para tratar essa questão? A maior parte dos países do mundo estão trilhando outros caminhos — disse Cardozo.
Foto: Hans von Manteuffel
Por: O Globo
Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM: 93-981171217 / (093) WhatsApp (93) 984046835 (Claro) Fixo: 9335281839 *e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: