Restaurante culpa Bolsa Família pela falta de funcionários
Restaurante em SP culpa o “pessoal do Bolsa Família e da cervejinha” pela dificuldade em contratar funcionários. | Reprodução/Redes Sociais
Placa que atribui a falta de funcionários a programa social e “cervejinha” em unidade do Freshouse Brasil, em São Paulo, provoca críticas e boicote nas redes sociais.
Nos últimos meses, estabelecimentos comerciais têm enfrentado desafios na contratação de funcionários, muitas vezes apontando fatores externos como justificativa. No entanto, uma unidade do restaurante Freshouse Brasil, localizada no Shopping Market Place, em São Paulo, levou essa narrativa a um novo patamar ao exibir uma placa polêmica que responsabilizava o programa Bolsa Família e o consumo de cerveja pela suposta dificuldade em preencher vagas. A mensagem rapidamente viralizou nas redes sociais e gerou forte indignação.
“Senhoras clientes, por favor, tenham paciência. O pessoal do Bolsa Família e da cervejinha não quer trabalhar”, dizia o aviso fixado no restaurante. “Estamos com muita falta de funcionários. Obrigado.”
A repercussão foi imediata. Usuários do Instagram e do Twitter criticaram o tom da mensagem, classificando-a como ofensiva e preconceituosa. Muitos sugeriram que a dificuldade de contratação poderia estar relacionada às condições oferecidas pelo próprio restaurante. “Traduzindo: o pessoal não quer trabalhar 12 horas por dia com um salário mínimo”, ironizou um internauta. Outro acrescentou: “Ou seja: é melhor receber 600/mês do que trabalhar ali kkkkk.”
Com o crescimento das críticas, houve um movimento espontâneo de boicote ao estabelecimento, com clientes declarando que não voltariam a consumir no Freshouse Brasil. Diante da repercussão negativa, a rede de restaurantes se manifestou por meio de uma nota oficial, na qual alegou que a placa foi confeccionada sem o conhecimento da diretoria.
“Reforçamos internamente com toda a nossa equipe a importância de uma comunicação alinhada com nossos princípios, que sempre prezam pelo respeito e acolhimento a todos”, informou a empresa. “Pedimos desculpas sinceras a qualquer pessoa que tenha se sentido ofendida.”
Apesar da retratação, o episódio segue gerando debates sobre as condições de trabalho no setor de serviços e a visão de alguns empresários sobre políticas sociais.
Fonte: Portal Debate e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 20/03/2025/12:56:37
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