Mais um macaco morre de febre amarela no Pará

image_pdfimage_print

Mais um caso de morte de macaco por febre amarela foi confirmado em Rurópolis, oeste do Pará. Já é o segundo caso registrado no município. Na terça-feira (21), o Instituto Evandro Chagas informou que um exame realizado em um macaco encontrado morto na zona rural da cidade apresentou resultado positivo para febre amarela.

Dessa vez, o macaco morto foi encontrado no Travessão do Km 115, na BR-230.

Em entrevista ao DOL nesta sexta-feira (24), a secretária de Saúde de Rurópolis, Fernanda Cardoso, disse que a ocorrência foi confirmada por volta das 20h30 de ontem (quinta-feira, 23) pela Sespa. “A todo 16, macacos morreram na zona rural, porém só conseguimos enviar para o Evandro Chagas as amostras de dois macacos, pois fomos informados dos outros casos dois ou três dias depois da morte, quando já não era mais possível fazer a análise”, explicou.

Fernanda Cardoso diz ainda que 20 mil doses da vacina contra febre amarela devem chegar na próxima quarta-feira (1º) na cidade. “Nosso principal trabalho é a prevenção. Estamos trabalhando desde o dia 1º de fevereiro para que a vacinação e o controle vetorial do mosquito impeçam novos casos da doença”.

A enfermeira da Vigilância de Saúde do município, Jeane da Silva Facioni, informou que o macaco foi encontrado morto por uma equipe de saúde há 10 dias. “Foi coletada uma amostra e encaminhada para exame. Recebemos a confirmação ontem a noite”.

A Secretaria de Saúde de Rurópolis informou que a confirmação foi dada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), mas o órgão estadual disse ao DOL que não recebeu nenhum comunicado oficial do Instituto Evandro Chagas e que não se manifestará até notificação do Instituto.

Fonte: Agência do Pará.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: