O que é ciúme obsessivo compulsivo?

image_pdfimage_print

Sempre que um indivíduo se encontra em uma relação muito boa ele tem, no seu íntimo, um medo dela acabar. É deste medo que surge o ciúme. Mas e se o ciúme se tornar uma doença? Entenda sobre o ciúme obsessivo compulsivo.
É normal que num relacionamento exista alguma dose de ciúme. Há quem diga inclusive que um pouco de ciúme apimenta a relação. É uma forma de demonstrar que existe um temor que a relação acabe.

Porém há um limite para o aceitável. Um ciúme excessivo pode destruir uma relação ou, no mínimo, a saúde mental do casal. O ciumento passa a ver traição em tudo, numa roupa mais arrumada, numa maquiagem, num olhar ou gesto…

Aos poucos, a relação vai se pautando pelo medo. De um lado, o medo de ser traído, de outro, o medo de desagradar o parceiro ou parceira.

Mais do que um aspecto destrutivo da relação, já há estudos que apontam que o ciúme pode vir a ser patológico, ou seja, uma doença registrada. Pode ser, por exemplo, uma variante do famoso Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).

De acordo com os estudos, o comportamento do ciumento de manter uma ideia fixa de traição, chegando a beirar a fantasia, é um transtorno mental.

E o ciúme obsessivo compulsivo ocorre quando essa ideia fica tão enraizada que o sujeito se obriga a realizar uma série de checagens e rituais rotineiros de verificação, sem conseguir sequer se controlar.

Se o parceiro vai sair mais arrumado(a) desacompanhado(a), o ciumento já imagina que existe com meu patrocínio ou um amante por trás e que uma traição vai acontecer. Com isso, já procura saber aonde a pessoa vai, verifica os celulares, pergunta a amigos…

Um ciumento obsessivo compulsivo pode fazer da vida do companheiro um inferno. E a própria vida também fica prejudicada por essa situação.

Portanto, o ideal é procurar um acompanhamento psicológico, para que esse comportamento seja identificado e tratado da melhor forma possível.

Por:Bruna Redacao <brunaredacaosp@gmail.com> com foto

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

%d blogueiros gostam disto: