Primeira cobra anaconda amarela mutante do mundo é encontrada em Belém

image_pdfimage_print

O réptil possui ‘Xantismo’, mutação genética que altera a pigmentação e dificulta a camuflagem   – (Foto:Reprodução: Afonso Meneses / Arquivo Pessoal)

Pesquisadores encontraram em Belém a primeira sucuri-verde (Eunectes murinus) de pele amarela do mundo. Esse registro chamou atenção de cientistas já que foi a primeira anaconda mutante desse tipo. A cobra possui uma mutação genética chamada xantismo, que altera o pigmento da pele do animal para tons amarelados.

O biólogo Afonso Meneses foi o responsável pela descoberta. Ele estava em uma expedição com um amigo que estuda cobras da América do Sul, quando conseguiu o flagrante. O biólogo fazia o mestrado enquanto o amigo desenvolvia um trabalho de doutorado sobre sucuris na mesma região. Eles foram a um serpentário que fica a 30 quilômetros de Belém e lá foram informados que a cobra de cores pálidas havia sido encontrada no centro da cidade.

O resgate da sucuri amarela aconteceu em 2020 pelo Batalhão de Polícia Ambiental de Belém (PA), em uma área urbana. Porém, o artigo com o registro inédito só foi publicado esta semana pelo Herpetological Review. Devido as cores dificultarem a sobrevivência na natureza, a sucuri foi levada para o Centro de Herpetologia da Amazônia, onde está até hoje e contribui com estudos sobre o fenômeno.
A mutação

A sucuri-verde (Eunectes murinus) costuma apresentar a cor verde oliva ou marrom, com algumas manchas dorsais e ocelos laterais. Também é a única espécie do gênero que possui quatro listras cefálicas, geralmente marrons, vermelhas ou laranjas.

Já a cobra com xantismo encontrada possui uma coloração amarelada extremamente clara, não tem as manchas laterais em cinza acastanhado, típicas da espécie.
Fonte:O LIberal
Por:Jornal Folha do Progresso em 121/07/2022/07:37:29

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

%d blogueiros gostam disto: