Abastecimento de energia será reforçado em Altamira e região

image_pdfimage_print

Chegada dos transformadores no Porto de Belo Monte do Pontal, em Anapu

A população paraense que reside entre os municípios de Altamira e Tucuruí será beneficiada com um reforço na rede de abastecimento de energia elétrica, atendida pela Linha de Transmissão do Tramoeste (230 kV).  O fortalecimento do sistema elétrico local será proporcionado por um banco de quatro transformadores que está sendo instalado na Subestação Xingu, em Anapu. O reforço, determinado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), tem o objetivo de atender ao crescimento da população e do consumo, mantendo a confiabilidade do serviço.

A Norte Energia foi responsável pelo transporte dos equipamentos, que pesam mais de 600 toneladas no conjunto – 120 toneladas de cada transformador, mais o óleo e os acessórios. Em carretas especiais, a carga percorreu 3.500 quilômetros entre a cidade catarinense de Campos Novos e Belém, no Pará, onde foi embarcada em balsa e transportada pelo rio Xingu até Belo Monte do Pontal, em Anapu. O banco de transformadores, com capacidade de 100 MVA, é formado por três unidades monofásicas de 500/230 kV, mais uma de reserva.

O reforço da rede elétrica da região envolveu uma parceria de várias empresas, começando pela Eletrosul, que cedeu os transformadores. A Eletronorte e a Chesf cederam equipamentos auxiliares, sob a coordenação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A instalação dos transformadores está sendo feita pela Isolux, empresa responsável pela Subestação do Xingu. Os equipamentos chegaram à região na última semana de junho.

Fonte: RG 15/O Impacto e Anderson Araújo

Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM: 93-81171217 / (093) 84046835 (Claro) e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

error: Jornal Folha do Progresso
%d blogueiros gostam disto: